O JOGO DO BOLICHE: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Jogo. Jogo do boliche. Ensino de Matemática.Resumo
Em se tratando de educação, o artigo 205 da Constituição Federal de 1988 aponta que a educação, é direito de todos e dever do Estado e da família. Devendo esta ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. Nesse sentido, a busca por recursos e estratégias didático/pedagógicas que auxiliem nesse processo educativo e que assegurem a aprendizagem também se torna um desafio. Nessa busca de aprimoramento, o jogo é um dos recursos utilizados pelos professores que vem ganhando espaço no contexto escolar sendo bem aceito também pelos alunos. Desta forma, este trabalho objetiva compreender como o jogo pode se tornar uma prática educativa para o ensino da matemática que leva os alunos a outros patamares de aprendizagem, que são primordiais à formação e ao exercício da cidadania. Para tanto, parte-se da experiência com o jogo Boliche da Poupança, uma adaptação do jogo do boliche, realizada em estágio curricular supervisionado, numa turma de terceiro ano, em uma escola estadual de Erechim/RS. A análise da proposta de trabalho mostrou que a maioria das crianças não apresentou dificuldade no jogo propriamente dito, nem tão pouco na proposta de trabalho com o raciocínio aditivo. O estudo também revelou que é possível utilizar o jogo como recurso positivo para o ensino de matemática nos anos iniciais, já que este possibilita o desenvolvimento da capacidade crítica, da intuição, da criação e reformulação de estratégias, do uso de diferentes linguagens, da criatividade e do trabalho em grupo. Além do seu caráter lúdico que propicia prazer, desafio e melhora o desempenho dos alunos.Downloads
Publicado
02-02-2018
Edição
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino
Licença
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