OFICINA DIDÁTICA: ENSINANDO BOTÂNICA EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAIS
Palavras-chave:
Ensino de Botânica. Herbário. Estágio.Resumo
O estágio de educação não formal caracterizado pela educação em espaços não formais é visto como significativo na formação de professores, pois aproxima os licenciandos de outras realidades, fazendo parte da preparação profissional destes, além de possibilitar vivenciar aquilo que se está estudando. O presente trabalho tem por objetivo relatar o plano de estágio desenvolvido no Componente Curricular: Estágio Supervisionado II: Educação não formal, oferecido pelo curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo – RS. O presente estágio foi realizado visando o planejamento e desenvolvimento de uma oficina didática acerca da montagem de exsicatas, além de colaborar na construção do Herbário Missões da referida Universidade, através de coletas e herborização de espécimes vegetais. O Herbário Missões tem como proposta ampliar seu acervo com espécies vegetais predominantes na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Além da utilização do laboratório para concretizar as atividades de estágio, realizamos saídas a campo no fragmento de mata integrante da área experimental, localizada nas proximidades, da UFFS. Foi desenvolvida uma oficina para os alunos e professores, da Educação Básica, participantes do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-EM) e Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras – (PIC-MEL). No primeiro momento da oficina, demonstrou-se a importância de uma coleção botânica através de um vídeo sobre o Herbário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – Herbário ICN, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h2L3TNmRPfw), que apresenta informações sobre a importância do seu herbário, além de outras informações pertinentes. Após, realizou-se a montagem de exsicatas, sendo utilizado como materiais: meia folha de cartolina branca (dobrada ao meio); fita adesiva; ficha de identificação para os espécimes; as espécies coletadas, Luehea divaricata (Malvaceae), popularmente conhecida como açoita-cavalo e Helietta apiculata (Rutaceae), popularmente conhecida como canela-de-veado, que foram coletadas a campo e secadas previamente. A realização da oficina possibilitou a interação dialógica entre os ministrantes e os participantes. As exsicatas elaboradas pelos alunos foram disponibilizadas às escolas que os mesmos frequentam. Através deste estágio, percebeu-se a potencialidade de atividades práticas, especialmente na confecção de exsicatas, como uma alternativa que pode colaborar para a melhoria do Ensino de Botânica na escola.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.