A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA

Autores

  • Naiara Greice Soares Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim
  • Guacira Javornik Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim
  • Adriana Salete Loss Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Ensino de Pós Graduação, Pesquisa Científica

Resumo

Resumo: Este resumo condensa de maneira precisa o relato da observação da prática docente em sala de aula, desenvolvida na disciplina de “Didática e Metodologias de Ensino” do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim denominada “A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA”, e que apresentou como objetivo possibilitar aos estudantes do referido mestrado a experiência com a pesquisa, bem como, estudar e identificar a relação entre a Epistemologia e a Didática no trabalho do professor. A relevância do estudo contribuiu com reflexões teórico-prático e científica acerca das teorias pedagógicas, metodologias de ensino e a relação existente e necessária entre teoria e prática. A observação e posterior relato abordaram os seguintes temas: a Interação professor-aluno, aluno-aluno, aluno-escola, método de ensino, dinâmica de sala de aula, inclusão e avaliação. Ainda o referido trabalho de extensão e cultura, teve como público-alvo os professores e alunos e ocorreu em uma escola pública do município de Erechim, nos anos iniciais do ensino fundamental, desta forma, observaram-se duas turmas, sendo que uma das turmas observadas contava com professora bi-docente (por ter um estudante com deficiência) e ambas as turmas contavam com professora substituta para 1/3 de planejamento das professoras regentes. Contemplando a abrangência e significância do estudo optou-se pela metodologia qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo. O projeto aludido, e realizado através de encontros de observação nas turmas, aproximaram as pesquisadoras de fatos e questionamentos polemizados e estudados em sala de aula, agregando ao conhecimento a vivência significativa. Sendo assim, o relato da observação foi de extrema valia para a análise da teoria e da prática realizada pelas professoras e das falas das mesmas durante as aulas, bem como, as reações e falas dos estudantes diante da metodologia escolhida e aplicada diariamente pelas diferentes professoras. Após as observações realizadas e reflexões das pesquisadoras percebeu-se como ponto de evidência, a falta de autonomia por parte das crianças, fato este, que perpassa e é impregnado pela concepção da teoria pedagógica e metodologia adotada pela professora, que conduz os estudantes ao processo de ensino-aprendizagem e o qual acarreta comportamentos que poderão ser levados para a vida do estudante e compondo assim, sua personalidade. Tamanha importância se deu ao projeto, como forma de analisarmos a grande responsabilidade que envolve a prática docente em sala de aula e do que e no que esta prática está impregnada e ainda, as possíveis consequências de determinadas escolhas por parte dos docentes, para aquele que é a razão do nosso trabalho: os estudantes.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Extensão e Cultura