“EU ESTAVA COM MEDO E CURIOSO”! UMA AULA DIFERENTE SOBRE O SISTEMA SENSORIAL

Autores

  • Ângela Teresinha Glassmann Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Cerro Largo
  • Eliane Gonçalves dos Santos
  • Tiago Silveira Ferrera

Palavras-chave:

Ensino de Graduação

Resumo

Este relato apresenta uma reflexão sobre uma aula de Ciências produzidas com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollenbach, localizada no município de Cerro Largo-RS. As ações foram possíveis devido à realização do estágio na escola por meio da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Campus Cerro Largo – RS. O estágio é uma das etapas mais importantes na vida acadêmica, pois oportuniza ao estagiário o contato com o espaço escolar, o cotidiano da sala de aula e a possibilidade de colocar o conhecimento acadêmico em prática. Para o desenvolvimento da atividade foi proposto uma aula prática denominada “Trilha Sensorial”, onde os alunos puderam interagir em grupo e explorar seus órgãos dos sentidos. Durante o processo da prática os objetivos foram sendo alcançados um a um, pois quando os alunos estavam realizando a trilha sensorial com os olhos vendados, eles puderam perceber a importância dos sentidos como audição e tato. Ao realizar as outras etapas da trilha os alunos puderam sentir sensações diferentes, resultado da estimulação de determinado órgão sensorial. Em um primeiro momento a turma foi questionada sobre o que esperavam aprender com a prática da trilha sensorial? Após esse momento a turma foi dividida em dois grupos para que a realização da trilha. A prática teve o propósito de complementar uma aula explicativa referente ao conteúdo do sistema sensorial. A prática contribuiu para que os alunos compreendessem melhor o conteúdo abordado e enriqueceu o trabalho em sala de aula, pois os resultados foram positivos e a validade da aplicação dessa atividade ficou evidenciada nas declarações espontâneas dos alunos ao entregar seus relatos. Nesse sentido, compreendi que essa vivência me proporcionou maior interação com a docência, bem como oportunizou uma reflexão acerca das práticas escolares e dos processos de ensino e aprendizagem dos alunos.

 

Palavras-chave: aula prática, órgãos dos sentidos, docência

Biografia do Autor

  • Ângela Teresinha Glassmann, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Cerro Largo
    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Campus Cerro Largo, UFFS. e-mail: angelaglassmann@hotmail.com

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino