A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM ALGAS NO ENSINO MÉDIO, UMA ABORDAGEM INTERATIVA

Autores

  • Bernardete Silva Bernardo Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo

Palavras-chave:

Aula prática, Laboratório, Biologia

Resumo

: O objetivo fundamental do Ensino de Ciências Naturais, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), é dar condições para o aluno possa vivenciar o que se denomina método científico, ou seja, a partir de observações, levantamento de hipóteses, testagem, refutação e abandono quando fosse o caso, trabalhando de forma a redescobrir conhecimentos. Este objetivo foi concebido para que o aluno desenvolva competências que lhe permita compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Apesar de sabermos que as algas não possuem significado taxonômico, esta aula é ministrada no conteúdo de Botânica, pois estas fazem parte do ciclo do carbono, dissipando assim o O2 para atmosfera, sendo este processo identificado como fotossíntese. Por estas características leva o conceito errôneo de classifica-las como plantas aquáticas, e sendo assim, algumas vezes podem passar despercebido nas ministrações de aulas as características morfológicas de cada grupo taxionômico. O atual trabalho teve como objetivo relatar as experiências em sala de aula para o ensino de Ciências e avaliar o conteúdo sobre o grupo das algas. Este relato foi um trabalho em conjunto com a bolsistas, do PETCIÊNCIAS e da Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo - RS aluna do curso de graduação em Ciências Biológicas, em conjunto com uma professora da Escola Estadual Eugenio Frantz, do referido município. A atividade foi desenvolvida em uma turma do 2º ano do ensino médio, utilizando os seguintes materiais: amostra de algas coletadas no arroio Clarimundo do respectivo município, lâminas preparadas com amostra de alga e, em seguida, observações ao microscópio a fim de verificar as estruturas e os citoplasmas presentes na amostra e, discussão sobre a temática da aula, com aplicação de questionário para observamos a interação do aluno-professor em sala de aula. A interação da teoria com a pratica podem gerar resultados satisfatórios, onde o aluno é o principal sujeito interativo, permitindo ao mesmo fazer a relação entre livro didático e seu cotidiano, intercalando com o conhecimento cientifico, da qual este é o caminho para se conhecer a ciência. A aproximação entre a Universidade e a Escola, para formar os professores que já estão atuando, através do desenvolvimento de projetos como o PIBID, que aproxima desde a formação inicial os licenciados da prática, e que também desafia os professores da escola a repensar suas práticas, suas concepções. Tornando estes mais críticos a partir de leituras, estudos e análises escritas do próprio trabalho que desenvolvem.

Biografia do Autor

  • Bernardete Silva Bernardo, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo

    Estudante de Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.

    Bolsista do programa de Educação Tutorial - PET / Grupo PET/CIÊNCIAS.

     

     

Referências

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino