ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DOS ADOLESCENTES: IMPACTOS DO PLANEJAMENTO PROFISSIONAL PARA A QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Ianka Cristina Celuppi Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó

Palavras-chave:

Saúde do Adolescente, Saúde na Escola, Saúde Comunitária.

Resumo

O ambiente escolar é o local mais propício para trabalhar a saúde do adolescente. Esta fase da vida é marcada pela transição da infância para a vida adulta, onde o adolescente constrói sua personalidade, desenvolve seu corpo em decorrência da puberdade, aproxima-se de seus semelhantes, dentre outros aspectos. Também pode ser neste processo transitório que o adolescente torne-se vítima de cobranças excessivas, principalmente referentes ao seu futuro e escolhas profissionais. Neste contexto, torna-se essencial acompanhá-los nesse momento conflituoso de mudança e auxiliá-los no autodescobrimento. Este trabalho é resultante da experiência de estudantes de enfermagem sobre a realização de uma oficina com os estudantes das turmas de segundo e terceiro ano do ensino médio da escola de educação básica Santo Antônio, no bairro Seminário, durante as atividades teórico-práticas do componente curricular intitulado cuidados de enfermagem no processo de viver humano II. Inicialmente, realizou-se uma dinâmica de apresentação onde cada estudante apresentou-se e falou sobre a matéria ou área de conhecimento que mais gosta de estudar na escola, refletindo acerca de suas preferências. Ainda, os estudantes anotaram em um papel as suas habilidades, preferências e características marcantes de sua personalidade. Após esse momento inicial explanou-se sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), seus campus, cursos disponíveis, formas de ingresso e a política de permanência para os estudantes. Foram expostas também, as diversas possibilidades profissionais e de formação após o término da educação básica, como cursos técnicos e profissionalizantes. Por fim, os participantes elaboraram um breve texto sobre como imaginavam suas vidas após os próximos cinco anos, explanando sobre quais funções planejam estar desempenhando, definindo lugares e contextos de vida. Estas atividades foram realizadas buscando estimular a auto reflexão e o planejamento da carreira profissional dos adolescentes, além de estimulá-los a almejar a capacitação profissional, seja através de cursos profissionalizantes, técnicos ou ensino superior. Durante a realização desta atividade percebeu-se pouco preparo e entusiasmo dos estudantes para a realização de vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o ingresso no ensino superior. Poucos dos participantes já haviam refletido sobre seu futuro profissional e elencando possíveis universidades e cursos, enfocando muitas vezes apenas nas relações amorosas e planejamento familiar. Nesse contexto percebeu-se a necessidade de trabalhar estas temáticas com os adolescentes nas escolas, auxiliando no seu processo decisório e contribuindo para visão integral deste público, indo além da abordagem sexual destinada a esta faixa etária, compreendendo os adolescentes em sua totalidade. Visto que a saúde e qualidade de vida estão frequentemente condicionadas ao contexto socioeconômico vivenciado pela população, e desenvolver a melhoria dos determinantes em questão inicia já na adolescência com o acesso à informação e planejamento profissional.

Biografia do Autor

  • Ianka Cristina Celuppi, Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó

    Acadêmica em Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

    Presidenta do CAEnf.

    Vice Presidenta da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASAM).

Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino