SENSIBILIZAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL FRENTE À APLICAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ESCOLA MUNICIPAL
Resumo
As Práticas Integrativas e Complementares são compostas por um conjunto ações terapêuticas e recursos, que envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, buscando o seu equilíbrio. No Brasil, desde 2006, com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, tem-se buscado incorporar na Atenção Primária em Saúde estas práticas, porém a aplicabilidade é bastante dificultada, por vários fatores dentre eles falta de profissionais habilitados no SUS, falta de conhecimento por parte da gestão, falta de investimentos na prevenção e foco maior na patologia. Partindo desta perspectiva, este resumo traz um relato de experiência de uma ação desenvolvida na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Rita em Marau, frente a demanda da escola municipal Afonso Volpato, com o objetivo de demonstrar a importância da sensibilização dos gestores quanto a proposta e realização de atividades. A ESF Santa Rita é campo de atuação da Residência Multiprofissional em Saúde e dispõe de uma equipe maior em relação a outras ESFs do município, com isso constitui-se uma equipe para a organização deste projeto. A escola contatou a ESF solicitando auxílio pelo fato de ocorrer muitos casos de violência, não só em ambiente escolar então, montou-se um projeto denominado - Saúde e Educação: Caminhos possíveis. Após discussão e planejamento, surgiu-se a ideia de apresentar o projeto a ser desenvolvido para os secretários de saúde e educação, diretores, professores e coordenadora de ações em saúde. Com o intuito de sensibilizá-los frente aos casos de violência, e quanto a proposta a ser desenvolvida, neste encontro realizado na ESF Santa Rita, foi proposto além da apresentação do projeto, a vivência da prática de meditação, uma das práticas integrativas e complementares que serão desenvolvidas com os alunos e que faz parte da política nacional. Inicialmente no encontro, houve a apresentação dos participantes e após, com ambiente preparado com almofadas e aromas foi realizado um momento de meditação guiada, com fundo musical. Após, houve a apresentação formal do projeto a ser desenvolvido na escola, discussão e proposta de cronograma e por fim foi oferecido um lanche natural. A experiência foi ótima para a equipe que organizou, e o retorno dado pelos participantes também. Com isso, a gestão demonstrou bastante apoio quanto a aplicação do projeto, e o momento da meditação trouxe a eles várias reflexões sobre suas vidas e atitudes cotidianas, possibilitando um espaço de reflexão e cuidado consigo, tal como é o objetivo do projeto, e o que que se espera obter com os alunos.
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