TRABALHANDO A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO JUNTO DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Emanuelly Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alexsandra Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jiennifer Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lisiane Rosa Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Idoso, Violência, Educação em Saúde

Resumo

A educação em saúde é uma prática de ensino-aprendizagem utilizada para promover a saúde e o conhecimento do público alvo, baseando-se num encontro que visa a troca de experiência, assim como, sanar as dúvidas no decorrer da atividade. Tendo em vista que essa prática se faz cada vez mais necessária, o 5º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Chapecó, foi desafiado pelas docentes do componente curricular “Cuidados de Enfermagem em Atenção Básica de Saúde”, para realizar uma atividade educativa com aproximadamente 300 Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) do município de Chapecó/SC. Foram escolhidas oito temáticas de interesse da Secretária Municipal de Saúde do município e dentre essas temáticas estava a “Violência contra o idoso”. O objetivo deste relato é expor a vivência e a experiência das acadêmicas ao trabalhar a violência contra o idoso com as ACS. Primeiramente, houve o planejamento da atividade em sala de aula, o qual o grupo estudou e pesquisou sobre o assunto e dinâmicas que poderiam ser desenvolvidas com as ACS. Então, nos dias 29 e 30 de Junho, na Secretária Municipal de Saúde do município de Chapecó/SC, foi desenvolvida a atividade. Inicialmente, acolhemos as ACS e lhes apresentamos o tema que iriamos apresentar, que era “Violência contra o idoso”. Em seguida, iniciamos a primeira atividade, que eram palavras relacionadas ao idoso que havíamos distribuído em diferentes cadeiras ocupadas pelas agentes para iniciar a reflexão. No segundo momento, fizemos algumas perguntas para que refletissem sobre como muitos idosos se sentem e como são tratados em nossa sociedade. Após as reflexões, realizamos um teatro para dramatizar as violências que os idosos podem sofrer com familiares e cuidadores. Também, realizamos uma dinâmica em que uma das ACS, voluntariamente, teria seus olhos vendados e com o auxílio das demais, passaria por um caminho com muitos obstáculos para chegar do outro lado e vestir roupas com os olhos ainda vendados. Posteriormente a dinâmica, exibimos um vídeo com imagens e mensagens reflexivas sobre como tratar nossos idosos e que em muitas ocasiões, eles precisam apenas de cuidado, atenção e amor. E para finalizar a apresentação, deixamos uma mensagem para as ACS refletirem e levarem para casa a importância de cuidar e ser cuidado, envolvendo reflexões com o passado e o presente. Com a realização das educações em saúde, pode-se perceber a necessidade de realizar essas atividades, pois é o momento em que as participantes puderam relatar suas experiências e angústias em relação ao tema, em que muitas vezes ficam de mãos atadas com certas situações. As metodologias utilizadas são importantes no desenvolver da prática, porque é através delas que os participantes se sentem a vontade para se envolver e participar, fazendo com que a atividade seja válida e enriquecedora. Para nós, estudantes, foi um momento desafiador, em que tínhamos que dar nosso melhor para ser uma atividade significativa e que todos gostassem, e foi isso que aconteceu, pois todas ACS relataram que gostaram e que as atividades devem-se repetir nos próximos semestres.

Downloads

Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura