A COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS MALEFÍCIOS CAUSADOS PELO CIGARRO À SAÚDE EM FUMANTES ATIVOS E PASSIVOS: A MÁQUINA DE FUMAR CIGARROS
Palavras-chave:
Qualidade de vida, Poluição do ar, Fumaça.Resumo
Partimos do pressuposto de que a educação tem por objetivo não apenas ensinar conteúdos de ordem específica ou formal, mas também de prover informações e ensinamentos que possibilitem aos alunos a compreensão sobre seus direitos e deveres perante a sociedade e, desta forma reconhecer suas atitudes cotidianas de modo que saibam praticá-las promovendo o equilíbrio social e garantindo qualidade de vida a si e seus semelhantes, bem como aos demais seres vivos que ao seu redor habitam. Neste sentido, durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências no Ensino Fundamental, objetivou-se realizar atividades em que os alunos pudessem relacionar o conteúdo curricular com suas vivências diárias. Uma destas atividades ocorreu durante o ensino do conteúdo sobre a poluição do ar e a saúde, e teve como objetivo orientar e informar os alunos sobre o risco de conviver ao lado de fumantes ativos devido aos danos que a fumaça do cigarro presente no ar pode causar a saúde. A atividade ocorreu em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada em Roque Gonzales-RS, em um bloco de três horas aula. Inicialmente, os alunos responderam a três perguntas demostrando seus conhecimentos a respeito do uso do cigarro e após assistiram e participaram de uma aula teórica em que lhes foi apresentado a diferença entre fumantes ativos e passivos, bem como os tipos de doenças causadas devido às substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro. No segundo período da atividade os alunos foram encaminhados até o pátio da escola onde foi realizado uma demonstração prática denominada de máquina de fumar cigarros, a qual mostra o processo da entrada da fumaça nos pulmões, bem como os resíduos tóxicos que ficam retidos e acarreta na coloração escura dos pulmões dos fumantes. Após a realização da prática os alunos receberam mais três perguntas para responder o que entenderam a respeito do uso do cigarro. A análise das respostas demonstra que a maioria dos alunos já apresentava certa ideia da gravidade causada pelo uso do cigarro, assim como afirmaram acreditar que há sustâncias tóxicas presentes no mesmo, e após a atividade quase 100% atribuem o cigarro à doenças e afirmam que não serão fumantes e nem ficarão próximos a pessoas que estão fumando. Os resultados produtivos desta atividade nos mostra que uma aula bem planejada e diferenciada a ponto de remeter o aluno à realidade e despertar sua curiosidade, devem fazer parte do planejamento de todos os professores.
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