O USO DOS JOGOS COMPUTACIONAIS (SOFTWARE) COMO TRATAMENTO REMEDIATIVO PARA O TRATAMENTO DA LEITURA EM CRIANÇAS COM DISLEXIA.

Autores

  • Jeize de Fátima Batista Universidade Federal da Fronteira Sul- Cerro Largo

Palavras-chave:

Distúrbios de leitura. Inclusão escolar. Instrumentalização de auxílio a alunos e professores.

Resumo

A leitura sempre foi algo constante na vida do ser humano. Lê-se por prazer, por saber e por poder, e ainda para desenvolver aprendizagens. Não se pode negar a importância que a leitura tem na vida dos seres humanos. A leitura faz parte do mundo que pede por ela todos os dias, e isso a torna relevante e imprescindível para o crescimento intelectual dos indivíduos, bem como para a imersão numa sociedade letrada e em constante mudança. No sistema educacional não é diferente, a leitura está sempre presente. Daí a importância de sua aplicação num contexto letrado e dinâmico, de valorização do aluno a partir de metodologias que possam favorecer e promover o ato de ler para todos. A leitura deve ser considerada pelo educador como uma ferramenta pedagógica significativa e decisiva no processo de aprendizagem dos alunos. Entretanto, vê-se que nem sempre isso acontece, principalmente quando se trata de leitura para crianças e jovens com dificuldades especiais, como a dislexia, por exemplo. A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e de soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem. A partir disso, este trabalho consiste aplicar atividades do software, desenvolvido pela coordenadora da proposta do projeto de extensão, em alunos da rede municipal de Cerro Largo, diagnosticados com dislexia. As atividades propostas servem como estímulos para aumentar a consciência fonêmica, a partir de jogos de identificação e reconhecimento de letras, palavras, frases, rimas e sons, analisando sua eficácia por meio da comparação dos desempenhos obtidos em testes de leitura realizados antes e após a utilização do programa. O objetivo principal deste projeto é colaborar com os professores que atuam na sala de recursos com ferramentas próprias para estimular a leitura em alunos com dislexia.

Biografia do Autor

  • Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul- Cerro Largo

    Graduada em Letras-Espanhol pela URI (1999), Especialista em Língua Espanhola e Cultura Hispânica (URI-2001), Mestre em letras: área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (2005) e Doutora em letras pela UniRitter (Porto Alegre). Atua principalmente nos seguintes temas: leitura, discurso, ensino-aprendizagem de Línguas. Atualmente atua como docente, dedicação exclusiva 40h – Língua Portuguesa – UFFS – Cerro Largo.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura