Monitoria Acadêmica em Sustentabilidade na Arquitetura

Autores

  • Sabrina Grifante Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Arquitetura, Monitoria Acadêmica, Pesquisa, Ensino

Resumo

O projeto de Monitoria em Sustentabilidade, vinculado as disciplinas de Projeto Urbano e Arquitetônico e o Ambiente - Módulos de Conforto Lumínico, Térmico e Acústico; Conforto Ambiental Lumínico e Conforto Ambiental Térmico, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS, tem como um de seus objetivos a aplicação de atividades que se configuram dentro de um método de ensino-aprendizagem. Através deste, foram realizados assessoramentos que proporcionaram um grande desenvolvimento e amadurecimento acadêmico, tanto dos alunos monitores, quanto dos alunos monitorados, além de incentivar a iniciação em atividades profissionais relacionadas à docência e aprofundamento na área da sustentabilidade vinculada com a arquitetura. O projeto de monitoria possibilitou também o aprofundamento em áreas de extensão e pesquisa através do contato direto dos monitores com os equipamentos existentes no Laboratório de Conforto Ambiental e Ambiência. Foram realizados estudos para maior entendimento dos mesmos, além de aplicações práticas, através das quais formularam-se manuais de operação mais objetivos para auxiliar tanto o professor referente à disciplina que utilizará os equipamentos, quanto os próprios alunos. A relação mais informal entre aluno-monitor e os alunos monitorados, propiciou uma forma diferente de aprendizado, que tem como objetivo aumentar o interesse na utilização desses equipamentos e também do próprio laboratório. A realização de assessoramentos de projeto na monitoria se caracteriza como um auxílio para as atividades e encaminhamentos dados em sala de aula pelos professores, além de proporcionar maior domínio sobre os assuntos para o aluno monitor que já cursou tais disciplinas. Sendo assim, há uma maior integração entre a teoria e a prática no ensino. Através dessa experiência, notou-se que o contato com alunos de diferentes fases é de extrema importância para que haja troca de conhecimento dentro do curso, e assim, maior desenvolvimento acadêmico, como foi possível notar ao final do semestre nos alunos que procuraram esse atendimento extraclasse.

Downloads

Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa