RELAÇÃO DOS MATERIAIS COM O CONFORTO AMBIENTAL EM AMBIENTES ESCOLARES
Palavras-chave:
Conforto ambiental. Materiais. Técnicas Construtivas. Escolas.Resumo
A proposta do projeto em desenvolvimento é a elaboração de um projeto que vincule pesquisa e extensão de forma que haja, em uma primeira etapa, o desenvolvimento de uma pesquisa referente ao conforto ambiental em ambientes escolares, para ser aplicado posteriormente em um projeto de melhoria da qualidade ambiental do pátio interno da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo. Sendo um projeto de pesquisa que desde sua concepção busca uma aplicação prática/ projetual para um local já existente, as características do local são as norteadoras da pesquisa. Portanto o projeto em questão busca a pesquisa de técnicas construtivas que melhorem o conforto ambiental de um espaço de convivência dentro de uma ambiência escolar, de modo que a pesquisa considera as questões ambientais existentes no local, sua localização na Zona Bioclimática 2, segundo a NBR 15220 e tem enfoque principal, na relação dos materiais e técnicas construtivas utilizadas no local no qual a pesquisa terá aplicação, no caso o pátio coberto da Escola Érico Veríssimo, na qual, a materialidade se expressa na estrutura em concreto moldado in loco, pintado; nas paredes de alvenaria de blocos aparentes; na cobertura que se dá parcialmente com telhas cerâmicas, sem forro e parcialmente em telhas translúcidas e; cujo piso apresenta-se em concreto na cor vermelha. Algumas das estratégias que já foram elencadas, são possibilidades simples que já trariam melhoria para o local como a implantação de forro em material claro para melhoria do conforto térmico e lumínico, além de buscar soluções que promovam um melhor aproveitamento da iluminação e da ventilação natural. A conclusão esperada do projeto será apresentar um projeto arquitetônico que melhore as condições ambientais do pátio interno da escola Érico Veríssimo, proporcionando um maior conforto aos seus usuários, no que se refere ao conforto acústico, térmico e, em especial, lumínico; alinhando as estratégias bioclimáticas pesquisadas, à viabilidade de aplicação, por se tratar de um local já edificado e à questão econômica, já que se trata de uma escola pública que depende da disponibilidade de verbas estaduais. Com isso a pesquisa se desenvolve de modo a buscar técnicas que atenuem a questão climática local, buscando soluções possíveis para os materiais já empregados na edificação. Além de publicitar os resultados como forma de a auxiliar outras escolas que estejam enfrentando o mesmo problema.
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