EXPERIMENTOS DE MOVIMENTO ONDULATÓRIO ATRAVÉS DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
Palavras-chave:
Materiais de baixo custo. Ensino de Física. Ensino Médio. Ondas.Resumo
O referido resumo visa explicitar parte do trabalho desenvolvido por meio dos projetos de pesquisa “O ensino de Física através de experimentos de baixo custo”, (editais 281/UFFS/2015 e 599/UFFS/2016, bolsa PRO-ICT) e “Ensino de Física no Ensino Médio: uso de experimentos de baixo custo”, (edital 848/UFFS/2016, bolsa PIBIC/Fundação Araucária). Tais projetos objetivam, além de relacionar teoria e prática através da elaboração de experimentos com materiais de baixo custo, fornecer subsídios aos docentes do Ensino Médio que, de certa forma, ficam impossibilitados de realizar aulas práticas de Física pela falta de espaço, de equipamentos ou de técnicos adequados nas escolas. Quanto aos experimentos de movimento ondulatório, após serem desenvolvidos, testados e validados, elaborou-se o roteiro experimental com fundamentação teórica, objetivos, materiais utilizados, montagem dos experimentos, procedimentos experimentais, análise dos resultados e referências utilizadas para que os mesmos possam ser reproduzidos com o mínimo de erro possível pelos docentes. Os experimentos abordados no roteiro de ondas são: Pêndulo Simples, que teve como objetivo mostrar que o período de um pêndulo simples é independente da massa e é diretamente proporcional ao comprimento do pêndulo, e, determinar a aceleração gravitacional; Ondas mecânicas, em que demonstra a formação e propagação de ondas mecânicas; Canhão de ar, utilizado para demonstrar que o experimento apaga velas acesas a certa distância; e Dança dos Pêndulos, cujo objetivo é demonstrar a formação de ondas em pêndulos de diferentes períodos. Ao término do roteiro, os experimentos são apresentados aos estudantes do Ensino Médio por meio de oficinas. Nessas oficinas os estudantes também constroem alguns materiais didáticos. Os experimentos mostram-se como importantes ferramentas no ensino-aprendizagem, pois possibilita aulas mais interativas e dinâmicas, uma vez que instiga os estudantes na busca pela compreensão dos fenômenos físicos presentes nos experimentos.
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