A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO E SEUS FUNDAMENTOS NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO DO RIO GRANDE DO SUL (PROPOSTA 2011-2014)

Autores

  • Joviana Vedana da Rosa UFFS

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado. Politecnia. Currículo. Juventudes. Pesquisa.

Resumo

Neste trabalho tenho como objetivo compreender, por meio de pesquisa bibliográfica, como a pesquisa como princípio pedagógico está inserida na proposta do ensino médio politécnico do Rio Grande do Sul (2011-2014). Dados de abandono, evasão e repetência, revelam que o ensino médio necessita de mudanças para se adequar às novas dinâmicas das juventudes. Mudanças formuladas pelo governo estão em curso, com a instituição do “Novo Ensino Médio”. A partir de 2011, o governo do Rio Grande do Sul propõe uma reforma curricular: o ensino médio politécnico, uma tentativa de adequação às expectativas juvenis, bem como às transformações do mundo do trabalho. Por meio do debate sobre currículo, revisão da legislação e diretrizes curriculares discuto a relação das perspectivas de formação no ensino médio e trago a perspectiva do ensino médio integrado, o qual visa a indissociação entre a formação geral e formação específica e tem por objetivo a formação humana e crítica, bases para a concepção de politecnia, que fundamenta a proposta curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul. Um aspecto importante destacado no trabalho é questionar quais são os conhecimentos que o currículo escolar deve levar em conta, bem como diferenciar currículo de pedagogia. O currículo preocupa-se em destacar os conhecimentos básicos para a construção do conhecimento, já a pedagogia está envolvida com a transformação destes conhecimentos em algo significativo aos estudantes. Por isso, não são as mudanças e orientações curriculares que irão dar sentido ao ensino médio, mas sim as relações que se estabelecem na prática, como por exemplo, por meio da valorização dos saberes produzidos na escola e aperfeiçoamento profissional do professor. Neste sentido, a pesquisa como princípio pedagógico, na perspectiva do ensino integrado, torna-se um meio para proporcionar uma aprendizagem significativa, a produção e (re) construção do conhecimento. Colabora para a formação de um pensamento crítico, para o entendimento dos conceitos científicos, para o ato de aprender a aprender como uma forma de saber pesquisar - selecionar o que é importante, mais correto e justo em meio ao “mar” de informações presentes nos meios digitais. Contribui para o desenvolvimento de competências, na busca pela aproximação entre escola e comunidade, a fim de que a aprendizagem e os conhecimentos escolares não sejam pautados unicamente pelos exames nacionais.

Downloads

Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino