GESTÃO E PROMOÇÃO DA CULTURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO PROMOVIDA NA UFFS
Palavras-chave:
Cultura. Gestão. Educação Superior.Resumo
Resumo: O presente texto resulta das ações desenvolvidas no âmbito do projeto cultural de demanda espontânea denominado “II Encontro do Programa NósOtros e I Ciclo de Cinema Argentino”, organizado pelo Pró-reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Diretoria de Arte e Cultura e Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade Federal da Fronteira Sul, em parceria com a Universidade Nacional de Missiones – Argentina, Consulado da Argentina em Florianópolis/SC e Ministério de Relações Exteriores e Culturais da Argentina. O programa teve como propósito a assinatura de acordos de cooperação entre as universidades e o fortalecimento da interação cultural entre Brasil e Argentina, além de democratizar o acesso à linguagem audiovisual do cinema e fortalecer a arte e a cultura na universidade, bem como, proporcionar espaços de mediação e debate de filmes argentino. O conjunto de exibições /debates aconteceram ao longo do ano de 2016, nos seis campi da UFFS, nos quais foram projetados cinco filmes argentinos (Relatos Selvagens; Infância Clandestina; Um Conto Chinês; O Segredo dos Seus Olhos e Clube da Lua), em cada uma das exibições, foram realizados debates com diferentes temáticas, que envolveram questões como: a ditadura militar; intolerância e violência urbana; justiça social; transformações sociais e protagonismo juvenil; exclusão social; noções de gênero e interação entre diferentes culturas. A ação contou com a colaboração de docentes, servidores e discentes da universidade em todas as suas etapas, envolvendo a participação da comunidade acadêmica e regional. Ao longo das etapas, o engajamento dos servidores tanto no que se refere ao planejamento, logística e execução do projeto, foram essenciais para que mais de 1.200 pessoas pudessem ter acesso as ações desenvolvidas pelo projeto. Destaca-se, além disso, a significância de intervenções dessa natureza no sentido de fortalecer os diferentes espaços que constituem o ambiente de formação acadêmica, sou seja, a universidade é por si só, um espaço múltiplo de conhecimento, pela própria diversidade que transcende em seus diferentes espaços, pelos diversos atores que a constituem e que a integram como protagonistas.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.