A ATENÇÃO BÁSICA COMO ALICERCE PARA A REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: EXPERIÊNCIAS NO VER-SUS OESTE CATARINENSE

Autores

  • Kátia Jamile da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Educação Superior do Oeste.
  • Francisca Begnini Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Priscila Deotti Signor Deotti Signor Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza.
  • Elisa Usanovich Maschio Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
  • Gustavo Afonso Gosenheimer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Karol Elizabeth Gielow Faculdade Metropolitana de Guaramirim
  • Mayara Karoline Mikley Universidade do Contestado
  • Cláudio Claudino da Silva Filho Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Larissa Hermes Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Formação profissional em saúde, Atenção primária à saúde, Urgência, Emergência, Transdisciplinaridade,

Resumo

A Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS), tem como base a Atenção Básica (AB), representada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) é parte fundamental da assistência, pois promove a saúde, previne doenças e agravos, trata e reabilita, realizando um cuidado integral ao indivíduo. Este estudo visa relatar a experiência de acadêmicos participantes do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) Oeste Catarinense, e que tiveram como tema central de discussões a Rede de Atenção à Urgência e Emergência (RUE) no âmbito do SUS. Dentre as vivências realizadas, houve a visita a uma UBS na cidade de Chapecó, com o objetivo de compreender o papel da AB em saúde na RUE. O grupo, composto por acadêmicos de seis cursos da área da saúde - enfermagem, medicina, medicina veterinária, odontologia, psicologia e fisioterapia, se deslocou à UBS, onde foi recebido por uma das enfermeiras do serviço, a qual apresentou o local e a equipe, explicando o funcionamento do serviço. Posteriormente, acompanhou uma agente comunitária de saúde em uma visita domiciliar a fim de ouvir o relato de uma usuária que necessitou do serviço de Urgência e Emergência. A vivência foi realizada, teve como fundamento para a observação, o Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no SUS. Após a visita, analisando as potencialidades e fragilidades do serviço, o grupo se reuniu para dialogar acerca do que experienciou na UBS. A vivência proporcionou um adequado entendimento da função da UBS neste processo de atenção ao usuário do SUS, ao demonstrar a responsabilidade do serviço no primeiro atendimento às urgências e emergências, seguidas de transferência/encaminhamento adequado a outros pontos de atenção. Além disso, evidenciou a função de promoção, proteção e prevenção de agravos no âmbito individual e coletivo, contribuindo para a redução de danos e a manutenção da saúde, resultando em cumprimento do princípio constitucional da integralidade. Dessa forma, o grupo (re)conheceu que a AB, ao cumprir o papel de ser resolutiva, coordenar o cuidado e ordenar as redes, é a chave mestra para o bom funcionamento da RUE. Ainda, que a UBS deve usufruir do seu posicionamento estratégico para ser a ponte entre o serviço de saúde e o usuário devido a sua proximidade com o cotidiano da vida das pessoas e dos coletivos em seus territórios, sendo dessa forma a multiplicadora do acesso da sua população adscrita. Dentre as diversas potencialidades no grupo está a construção de conhecimento multifocal, o qual contribui para a formação de profissionais com olhar diversificado, reflexivos e autônomos, requisitos fundamentais à consolidação e desenvolvimento do SUS. O VER-SUS Oeste Catarinense emerge como um dispositivo fundamental nesse processo de formação de profissionais críticos e que se veem como protagonistas da mudança. Promove, portanto, a construção do conhecimento de maneira horizontal, onde cada sujeito contribui com suas vivências e saberes, formando profissionais capazes de refletir sobre sua prática profissional respeitando os saberes da equipe, e de promover o cuidado integral ao usuário.

Biografia do Autor

  • Kátia Jamile da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Educação Superior do Oeste.
    Acadêmica do Curso de Enfermagem
  • Francisca Begnini, Universidade da Região de Joinville - Univille
    Acadêmica do Curso de Medicina
  • Priscila Deotti Signor Deotti Signor, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza.
    Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária.
  • Elisa Usanovich Maschio, Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
    Acadêmica do Curso de Odontologia.
  • Gustavo Afonso Gosenheimer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
    Acadêmico do Curso de Enfermagem.
  • Karol Elizabeth Gielow, Faculdade Metropolitana de Guaramirim
    Acadêmica do Curso de Psicologia.
  • Mayara Karoline Mikley, Universidade do Contestado
    Acadêmica do Curso de Fisioterapia
  • Cláudio Claudino da Silva Filho, Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul
    Enfermeiro, Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC. Integrante do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/UFSC). Pesquisador dos grupos/CNPq: GEPEGECE/UFFS, NESCO e EAI/UNIVASF, VSQV/UFBA.  Colaborador UNA SUS/UFSC em Atenção Básica para o Programa Mais Médicos e PROVAB. Integrante do Coletivo de Coordenação do VER-SUS Oeste Catarinense.
  • Larissa Hermes, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Enfermeira, Mestra em Enfermagem e Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora dos grupo/CNPq: GEPEGECE/UFFS. Integrante do Coletivo de Coordenação do VER-SUS Oeste Catarinense.

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Publicado

23-11-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa