As Influências das Modalidades Didáticas no Processo de Ensino e Aprendizagem de Biologia

Autores

  • Jeisiane Cristina Demarchi Cristina Demarchi Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza

Palavras-chave:

Metodologias Alternativas, Ensino de Biologia, Professores, Interação Social

Resumo

A utilização das modalidades didáticas (MDs) no ensino de biologia proporcionam aos alunos uma interdisciplinaridade com outras áreas de desenvolvimento, pois as MDs além de facilitar a aprendizagem do aluno, podem ser trabalhadas de diversas formas, estimulando a interação social, atividades em grupos, desenvolvimento da linguagem oral, verbal, corporal, desenvolvendo no aluno a perda do medo de falar em público em determinadas práticas das MDs. Este estudo tem como objetivo investigar o uso de diferentes MDs na sala de aula, com o intuito de que os professores, possam ministrar uma aula de forma diversificada, levando aos alunos conhecimentos gerais e específicos sobre determinados assuntos, fazendo com que assim, estes assimilem melhor os conteúdos. O desenvolvimento deste estudo se dará na cidade de Capanema – PR na forma de entrevistas com professores do ensino de Biologia de dois colégios Estaduais e um do Instituto Federal, utilizando-se de questionamentos com estudantes, formulados e levantamento de dados através das observações. Serão apresentados e discutidos os resultados obtidos das três instituições, podendo assim concluir-se qual(is) Modalidades Didáticas são mais utilizadas, e que possibilitam uma aula com mais qualidade de aprendizagem dos alunos. A analise do material coletado dos professores e alunos será classificado pela Análise Textual Discursiva (ATD), que se inicia pela unitarização (desmontagem e análise de textos), categorização (estabelece relação), comunicação (ponte entre o produto analisado). Espera-se que a partir do trabalho de levantamento de dados através das entrevistas, questionários dos alunos e observações das aulas, acerca das modalidades didáticas que os professores utilizam-se, possamos entender qual é o impacto que elas causam nos alunos quando é trabalhado de formas diferenciadas, se ocorre a interdisciplinaridade dos conteúdos, e principalmente se os estudantes conseguem assimilar o conteúdo teórico no momento do desenvolvimento das MDs, pois a importância de se trabalhar dessa maneira é que os alunos também constroem o seu conhecimento, na teoria o professor ministra e auxilia o aluno a desenvolver o conhecimento científico, sendo possível ainda que as aulas não sejam “enciclopédica”, um ensino de decorar o conteúdo apenas para o momento da avaliação. Na prática é o aluno que constrói, que busca, modifica conceitos que são apresentados talvez de forma mais formal, que ele seja capaz de compreender qual é o significado da biologia para sua vida, e não apenas para passar de ano. O trabalho com as modalidades didáticas não é entretenimento, se o professor sabe fazer a relação das MDs com o conteúdo trabalhado e consegue despertar no aluno o interesse por aprender mais sobre o conteúdo trabalhado, ela se torna uma grande ferramenta para aprendizagem do aluno e com grande importância produtiva na vida do professor.

Biografia do Autor

  • Jeisiane Cristina Demarchi Cristina Demarchi, Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza

    Acadêmica em Ciências Biológicas 10º fase

    Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza

Referências

ALENCAR, Rosana Ferreira de; PEREIRA, Maria Eunice Diniz; FEITOSA, AntoniaArisdélia Fonseca Matias Aguiar.MODALIDADES DIDÁTICAS DIFERENCIADAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS AO TRADICIONAL ENSINO DE BIOLOGIA.Disponível em: <http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/comunicacao-oral/MODALIDADES DIDÁTICAS DIFERENCIADAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS AO TRADICIONAL ENSINO DE BIOLOGIA.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2016.

CARVALHO, Aloma Fernandes et al. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 05 maio 2016.

KRASILCHICK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 182 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=W4b0wYFt3fIC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f;=false>. Acesso em: 19 abr. 2016.

MOULIN, Tatiane et al. Modalidades didáticas e o Ensino de Biologia. 2013. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2013/anais/arquivos/0391_0735_01.pdf. Acesso em: 20 abr. 2016.

MENDES, Amanda Sanches A.; CAMPOS, Luciana M. Lunardi. MATERIAIS DIDÁTICOS COMO FACILITADORES DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Disponível em: <https://www.google.com.br/#q=MATERIAIS+DIDÁTICOS+COMO+FACILITADORES+DOS+PROCESSOS+DE+ENSINO+E+APRENDIZAGEM:+O+ENSINO+DE+CIÊNCIAS+NATURAIS+NA+EDUCAÇÃO+DE+JOVENS+E+ADULTOS>. Acesso em: 13 abr. 2016.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: A compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf>. Acesso em: 18 maio 2016.

OLIVEIRA, M.E., & STOLTZ, T. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. 2010. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfyB4AC/teatro-no-contexto-escolar>. Acesso em: 18 maio 2016.

SOUZA, Rosana Wichineski de Lara de. MODALIDADES E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA.2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/view/14979/15125>. Acesso em: 10 abr. 2016.

SILVA, R.L.F. Educação Tecnologia e a Escola do Futuro: Modalidades didáticas diferenciadas como alternativas pedagógicas ao tradicional ensino de Biologia. 2011. Disponível em: http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/comunicacao-oral/MODALIDADES%20DIDC3%81TICAS%20DIFERENCIADAS%20COMO%20ALTERNATIVAS%20PEDAG%93GICAS%20TRADICIONAL%20ENSINO%20DE%20BIOLOGIA.pdf>. Acesso em 15 maio 2016.

Downloads

Publicado

23-11-2016

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Pesquisa