DISPOSITIVOS NA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA UFFS/CAMPUS CHAPECÓ E SESAU.

Autores

  • LARISSA THOMAS TOMBINI UFFS
  • LIANE COLLISELLI UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Campus Chapecó
  • GESSIANI FÁTIMA LARENTES SECRETARIA DA SAÚDE DE CHAPECÓ
  • FERNANDA FABIANA LEDRA SECRETARIA DA SAÚDE DE CHAPECÓ

Palavras-chave:

Integração ensino-serviço, Formação Superior, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Formar profissionais de saúde com atenção às demandas em saúde sob a ótica da integralidade exige o estabelecimento de relações e participação direta de atores atentos às diferentes realidades/necessidades das comunidades, desencadeando assim, a co-responsabilização no processo de formação. Iniciativas de transformação, vivências, qualificação e coerência da formação em saúde com o sistema e modelo de atenção vigente, a exemplo do Programa de Educação para o Trabalho (PET-Saúde) e Projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), ocorrem a partir do envolvimento e integração efetivos entre instituições de ensino e serviços de saúde e seus representantes. Este trabalho objetiva refletir sobre a efetiva integração entre ensino e serviço na proposição e desenvolvimento dos Projetos PET-Saúde GraduaSUS e VER-SUS Oeste Catarinense, desenvolvidos em parceria Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Campus Chapecó e Secretaria da Saúde de Chapecó-SESAU. Focados na qualificação da formação profissional em saúde, Ministérios da Saúde e Educação articulam ações e apresentam importantes dispositivos, a exemplo dos Projetos PET-Saúde e VER-SUS, que realizam a aproximação e inserção acadêmica nos espaços dos serviços e, a partir do reconhecimento do território, desenvolvem de forma conjunta ações e propostas de intervenção nos cenários de estudo. Na perspectiva do fortalecimento e efetiva integração apresenta-se o PET-Saúde/GraduaSUS,  composto de grupos de trabalho interdisciplinar constituído por docentes, profissionais e estudantes direcionados à compreensão da realidade dos serviços e comunidades e desenvolvimento de plano de intervenções que fomente, entre outros, o desenvolvimento profissional em saúde, a integração entre ensino e serviço e a mudança e qualificação dos Planos Pedagógicos dos Cursos envolvidos coerentes com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Em Chapecó, o projeto PET-Saúde/GraduaSUS proposto pela UFFS/Campus Chapecó e SESAU foi aprovado junto ao Ministério da Saúde em 2016 e segue em desenvolvimento em 2 grupos de trabalho (1 enfermagem e 1  medicina), compostos por 3 profissionais/preceptores, 3 tutores/docentes e 3 estudantes cada grupo, além de voluntários. A coordenação do projeto é exercida por representantes da SESAU e as atividades desenvolvidas nos espaços do serviço e do ensino. Outro importante dispositivo é o VER-SUS Oeste Catarinense que vem ocorrendo em Chapecó desde 2014, por iniciativa da UFFS/Campus Chapecó com o envolvimento da SESAU. São pactuadas visitas e atividades acadêmicas na rede de serviços de saúde, oportunizando o conhecimento in loco da realidade do sistema de saúde do município. Desde então, foram realizadas 5 edições de periodicidade semestral, estando firmada a parceria da edição no ano de 2017. Viabilizar a permanente qualificação da formação e desenvolvimento profissional em saúde requer, necessariamente, o estabelecimento de parceria e envolvimento dos integrantes das instituições de ensino superior e dos profissionais que atuam nos serviços de saúde e na gestão do sistema, para que ocorra de fato mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, garantindo a construção coletiva e a responsabilidade compartilhada. O desenvolvimento de propostas conjuntas fortalece a integração entre instituição de ensino e serviços de saúde e o estabelecimento de objetivos comuns, produzindo conhecimentos, qualificando a assistência, o ensino e a pesquisa.

Biografia do Autor

  • LARISSA THOMAS TOMBINI, UFFS

    Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC. Pesquisadora do grupo/CNPq: GEPEGECE/UFFS. Chapecó, Santa Catarina, Brasil. Tutora do PET-Saúde/GraduaSUS.

  • LIANE COLLISELLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Campus Chapecó
    Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC. Pesquisadora do grupo/CNPq: GEPEGECE/UFFS. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.
  • GESSIANI FÁTIMA LARENTES, SECRETARIA DA SAÚDE DE CHAPECÓ
    Técnica do Setor de Projetos e Planejamento da Secretaria de Saúde de Chapecó (SESAU). Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Coordenadora do PET-Saúde/ GraduaSUS
  • FERNANDA FABIANA LEDRA, SECRETARIA DA SAÚDE DE CHAPECÓ
    Psicóloga. Mestre em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela ENSP/FIOCRUZ. Responsável pela Educação em Saúde na Gerência de Gestão do Trabalho e Educaççao na Saúde da Secretaria da Saúde de Chapecó. Coordenadora do PET-Saúde/ GraduaSUS.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A educação e o trabalho na saúde: a política e suas ações. Brasília: MS; 2009.

DIAS, Henrique Sant'Anna; LIMA, Luciana Dias de; TEIXEIRA, Márcia. A trajetória da política nacional de reorientação da formação profissional em saúde no SUS. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 6, p. 1613-1624, June 2013 .

TOMBINI, Larissa Hermes Thomas Tombini. Educação permanente e integração ensino-serviço na perspectiva dos enfermeiros do serviço. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa catarina (UFSC). Florianópolis, 2010.

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Publicado

09-12-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino