UM PROTOCOLO FORMATIVO EM CONSTRUÇÃO: PIBID/UFFS
Palavras-chave:
Iniciação à Docência, Aprendizagem e materialização da Docência, PIBID.Resumo
Resumo: Este projeto de pesquisa intenciona visibilizar as ações formativas de Iniciação à Docência, desenvolvidas pelos subprojetos do PIBID/UFFS, dos Campi: Cerro Largo (RS), Chapecó (SC), Erechim (RS) e Realeza (PR) matriciados pelo projeto institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, no recorte temporal 2011/2015. Quanto a localização de elementos que possibilitaram analisar a influência da Iniciação à Docência na construção do pensamento e prática docente dos licenciandos, a inserção nas escolas de educação básica tem contribuindo substancialmente. Contudo, a intencionalidade do programa pressupõe que a formação a nível inicial dos professores das diferentes licenciaturas, ocorra em consonância com a relação universidade escola, com a dimensão teoria e prática, e com a inserção no campo profissional como lócus formativo. Trata-se de uma pesquisa ex post facto, um estudo de caráter exploratório, orientado pelas quatro categorias básicas do documento proposto pela CAPES como relatório anual, demandado à coordenação Institucional como síntese e organizado em quatro categorias: produções didáticas pedagógicas; produções acadêmicas bibliográficas; produções artísticas culturais, produções desportivas e lúdicas. O agrupamento e análise dos resultados conta com as contribuições de Freire (1999); Nóvoa (1999, 2002); Pimenta (2000); Tardiff (2000, 2002), Zeichener (2013) entre outros, os quais orientam as demandas de construção dos saberes, competências, atitudes e/ou autonomia docente. Os processos formativos, particularizados em produtos, revelam uma diversidade de dizeres e fazeres docentes, provenientes, ora de um campus, ora de outro, indicando peculiaridades e particularidades. Entre os quais destacamos: estudos semanais na escola e na universidade; observações na escola e na sala de aula; oficinas, seminários e incursões docentes; reflexões acompanhadas de textos que ressaltam o valor agregado da profissão e da carreira docente; seus saberes e competências; estudos e relatos de experiências no que se refere aos impactos; reflexão sobre as marcas na profissão e na vida dos sujeitos deste processo de escuta à escola, aos professores, aos estudantes bem como os referenciais teórico metodológicos incursionados na universidade. A ação originária deste estudo, advêm de um estudo da pesquisa ação, efetuado por Tripp (2005), no qual situamos uma provocação quanto a formadores de professores, amparado em um modelo do ensino médico. O estudo mobilizador, apresenta um protocolo formativo para o ensino médico, no qual nos subsidiamos, à luz das realizações em destaque nos diferentes subprojetos. Desta forma, como resultado deste processo, temos a destacar a diversidade de ações que referenciam o percurso em tela, no que denominamos protocolo formativo para a Iniciação à Docência: a) Estudos sobre o ensino e as competências e saberes docente; b) Conhecimento e monitoramento dos espaços e da ação docente; c) Estudos e diagnósticos de evidências, com construção de possibilidades; d) Intervenções e ações reflexivas; e) Avaliação, planejamento e replanejamento. Este protocolo intenta, subsidiar as reflexões e demandas provenientes dos diferentes cursos de licenciatura, para os subprojetos do PIBID/UFFS, a fim de contribuir para uma formação de iniciação à docência com “rigorosidade metódica” e compromisso ético.
Referências
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
NÓVOA, Antônio (Org.) Profissão professor. Porto: Editora Porto, 1999
¬¬¬______. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. (Fora de coleção)
PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação (Anped), n. 13, p. 5–24, jan./fev./mar./abr.2000.
______. Saberes docentes e formação profissional. 4ª ed. Rio de Janeiro : Vozes, 2002.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p 443-466, set/dez. 2005.
ZEICHNER, K. M. Política de formação de professores nos Estados Unidos: Como e por que elas afetam vários países do mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
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