PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Jessica Andressa da Rosa Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Palavras-chave:

materiais didáticos, ensino, aprendizagem, ciências, educação do campo.

Resumo

Sabemos que as condições laboratoriais adequadas para o ensino de ciências nem sempre são encontradas nas escolas, principalmente nas que integram a rede pública de ensino. Em muitas escolas, os equipamentos estão sucateados, estragados e não são submetidos a manutenções frequentes, o que leva ao não uso desse espaço pelos docentes. Em alguns casos, como os laboratórios são pouco utilizados, eles foram desativados e transformados em salas de aula ou depósitos. Dessa forma, cabe também aos cursos de licenciatura discutir e incentivar os futuros professores a produzir materiais e recursos didáticos que visem facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, este trabalho é fruto do desenvolvimento de um projeto de extensão intitulado “Laboratório de Ensino de Ciências” aprovado no Edital Nº 804/UFFS/2014 que teve como objetivo constituir um espaço de estudo, discussão, pesquisa e produção de materiais didáticos que possam contribuir com o desenvolvimento dos acadêmicos do curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências da Natureza, bem como possibilitar o acesso a materiais didáticos a serem utilizados nas atividades de ensino e de regências. O projeto foi desenvolvido em 4 etapas, a saber: 1a - Estudo e pesquisa sobre materiais didáticos no ensino de ciências, 2a - Produção de material didático para o ensino de ciências. 3a – Avaliação dos materiais didáticos, organização e controle de empréstimo. 4a - Publicação dos resultados alcançados. O laboratório foi criado para atender a demanda de produção de material didáticos das seguintes disciplinas: Biologia Geral, Biologia na Educação Básica I, II, III e IV; Física da Educação Básica I, II, III e IV; Química na Educação Básica I, II, III e IV) como a didática, as Práticas como Componente Curricular (Seminário Integrador das Práticas Pedagógicas I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII) e os Estágios Curriculares Supervisionados desenvolvidos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Até o momento foram elaborados modelos tridimensionais de células, ciclo celular, DNA, e jogos educativos de diferentes temas.

Palavras-chave: materiais didáticos; ensino; aprendizagem; ciências; educação do campo.

Biografia do Autor

  • Jessica Andressa da Rosa, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
    Sabemos que as condições laboratoriais adequadas para o ensino de ciências nem sempre são encontradas nas escolas, principalmente nas que integram a rede pública de ensino. Em muitas escolas, os equipamentos estão sucateados, estragados e não são submetidos a manutenções frequentes, o que leva ao não uso desse espaço pelos docentes. Em alguns casos, como os laboratórios são pouco utilizados, eles foram desativados e transformados em salas de aula ou depósitos. Dessa forma, cabe também aos cursos de licenciatura discutir e incentivar os futuros professores a produzir materiais e recursos didáticos que visem facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, este trabalho é fruto do desenvolvimento de um projeto de extensão intitulado “Laboratório de Ensino de Ciências” aprovado no Edital Nº 804/UFFS/2014 que teve como objetivo constituir um espaço de estudo, discussão, pesquisa e produção de materiais didáticos que possam contribuir com o desenvolvimento dos acadêmicos do curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências da Natureza, bem como possibilitar o acesso a materiais didáticos a serem utilizados nas atividades de ensino e de regências. O projeto foi desenvolvido em 4 etapas, a saber: 1a - Estudo e pesquisa sobre materiais didáticos no ensino de ciências, 2a - Produção de material didático para o ensino de ciências. 3a – Avaliação dos materiais didáticos, organização e controle de empréstimo. 4a - Publicação dos resultados alcançados. O laboratório foi criado para atender a demanda de produção de material didáticos das seguintes disciplinas: Biologia Geral, Biologia na Educação Básica I, II, III e IV; Física da Educação Básica I, II, III e IV; Química na Educação Básica I, II, III e IV) como a didática, as Práticas como Componente Curricular (Seminário Integrador das Práticas Pedagógicas I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII) e os Estágios Curriculares Supervisionados desenvolvidos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Até o momento foram elaborados modelos tridimensionais de células, ciclo celular, DNA, e jogos educativos de diferentes temas.

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Publicado

21-09-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino