O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICOE A SUA RELEVÂNCIA NA EDUCAÇÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Resumo
O trabalhoapresentado objetivafazer uma breve reflexão sobre a relevância do Projeto Político Pedagógico (PPP) no espaço educativo. Acredita-se que a escola deva auxiliar na construção de sujeitos críticos, mas também atuantes, dotados de capacidades, habilidades, competências e inteligências. Para isso, é preciso uma aprendizagem que se perpetue para toda a vida, auxiliando no desenvolvimento pleno do educando. Nesse sentido, surgiu o desejo de entender melhor a relevância do PPP no estabelecimento de ensino e a sua efetiva aplicação no cotidiano da escola, cumprindo os objetivos propostos para uma educação de qualidade e que seja proporcionada a todos de forma igualitária. Sabendo-se, do quão complexo é o processo educacional, pode-se questionar: até que ponto as instituições de ensino consideram o contexto social em que estão inseridas ao elaborarem o seu PPP? Como acontece a construção do mesmo? Quem realmente participa e de que maneira contribui nessa elaboração que deveria ser conjunta? Partindo desse pressuposto, o enfoque do estudovolta-se prioritariamente para a importância de se considerar o contexto social dos estudantes no processo de elaboração do projeto.Essa inquietação surge a partir das discussões feitas no Programa de Formação de Professores em Educação Integral de Jornada Ampliada da UFFS/Campus de Erechim. Percebe-se a necessidade de se pensar a respeito da filosofia, dos objetivos e do currículo de uma determinada instituição de ensino, de forma a proporcionar uma reformulação dos conceitos e a contemplaralgumas questões bastante pertinentes, como a implantação gradual da jornada em tempo integral. Para isso, investiga-se o projeto deuma escola situada na zona rural, municipal, com poucos estudantes, localizada no município de Floriano Peixoto.Ao analisar o projeto desta instituição, tem-se o objetivo de identificar de que forma o contexto social é abordado no mesmo e se contempla as necessidades do local em que a escola está inserida.Sendo assim, busca-se identificar no PPP da escola aspectos que evidenciassem a preocupação da comunidade escolar (direção, professores, funcionários, pais, estudantes, entre outros) para com a realidade dos educandos. Dessa maneira, esta análise permite observar que, apesar das influências do meio no cotidiano escolar, nem sempre esses aspectos são considerados na elaboração do documento norteador das ações do espaço educativo, necessitando de uma maior aproximação com a realidade.
Palavras-chave: Escola. Projeto Político Pedagógico. Processo ensino-aprendizagem.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.