FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Formação Continuada. Professores. Educação.Resumo
O presente trabalho relata a experiência, na formação continuada de professores, articulada entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o município de Barão de Cotegipe/RS. A proposta aprovada via Edital de Extensão, possuía o objetivo de construir com os docentes da rede municipal momentos de reflexão acerca dos conteúdos curriculares e da pratica pedagógica, baseando-se em subsídios teóricos relacionados à Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino fundamental, áreas específicas de atuação desses profissionais. Essa formação originou-se da necessidade evidenciada pela Secretaria Municipal de Educação do referido município, buscando com auxílio da universidade atender as demandas dos docentes. O diálogo com professores do Campus Erechim possibilitou a construção de uma proposta que articulasse encontros e oficinas para pensar e debater diferentes temáticas e metodologias de ensino dos conteúdos escolares, tendo em vista a facilitação do processo de ensino e aprendizagem. A efetivação da proposta contou com apoio e participação de vários docentes da UFFS e alunas recém formadas no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS, que se dispuseram a dialogar sobre os assuntos. É por meio desses projetos de extensão, que a Universidade juntamente com as escolas, busca quebrar o círculo vicioso das palestras individuais e fragmentadas, sem a reflexão necessária e desvinculadas da realidade das escolas. Ao final deste projeto podemos concluir que ouve resultados positivos e que cabe a universidade apoiar e desenvolver projetos que contemplem as escolas da região, contribuindo e atendendo as necessidades dos que lutam pela educação da nossa região e do crescimento da nossa Universidade jovem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.