O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE: PROPOSTA DE ATIVIDADES A PARTIR DO POEMA “COM LICENÇA POÉTICA” DE ADÉLIA PRADO

Autores

  • Márcia Angélica Jaroczewski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Janaine Politoski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.
  • Pablo Lemos Berned Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.
  • Valdete Krindges Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Letramento literário. Sequência básica. Poesia. O papel da mulher.

Resumo

Este resumo tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino aplicada para alunos do sétimo ano na escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong, iniciativa essa ligada ao PIBID, trabalhando com o poema “Com licença poética ” de Adélia Prado. A sequência  foi ministrada durante o mês de outubro de 2015 pelas bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. Elaboramos o plano de ensino baseando-se na proposta de Letramento Literário de Rildo Cosson, seguindo as quatro etapas por ele apresentadas: a “motivação”, “introdução”, “leitura” e “interpretação”. Escolhemos desenvolver atividades com poesia porque na maioria dos casos é pouco trabalhada nas escolas e, acima de tudo,  porque o tema sobre o papel da mulher na sociedade é de grande relevância para ser discutido. Pudemos proporcionar a reflexão a respeito dessa questão e também estimular nos estudantes o senso crítico e a capacidade argumentativa por meio de discussões a partir do texto literário. Na motivação, conversamos com os alunos sobre o papel da mulher  atualmente, fazendo uma comparação sobre como era há alguns anos atrás. Em seguida apresentamos uma breve biografia da poetisa e realizamos as leituras, silenciosa e oral pelos alunos e posteriormente pelas bolsistas. Os alunos responderam atividades de interpretação sobre o poema e  fizeram uma  produção textual que consistiu na realização de uma entrevista com uma mulher mais velha da família, para perceber as mudanças que ocorreram  em relação ao papel da mulher até o momento. Essas entrevistas foram expostas em sala de aula. Além disso, em cada aula três alunos eram responsáveis por pesquisar e trazer um poema para declamar. Ficamos satisfeitas com o resultado obtido, pois conseguimos o envolvimento da turma, realizando atividades e discussões a respeito de assuntos pertinentes e também por trabalhar com um gênero literário que geralmente os estudantes não têm muito contato, mas que é de grande importância, porque através da poesia é possível desenvolver diversas habilidades como a sensibilidade, as várias possibilidades de interpretação, além de melhorar a relação com a literatura. Dessa maneira é possível afirmar que os objetivos que propusemos foram alcançados.

Biografia do Autor

  • Márcia Angélica Jaroczewski, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

    Márcia Angélica Jaroczewski, estudante do curso de Letras, na Universidade

    Federal Da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

     

  • Janaine Politoski, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.

    Janaine Politoski,acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Bolsista do Programa PIBID/CNPq/UFFS

  • Pablo Lemos Berned, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo.
    Professor, Letras, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.
  • Valdete Krindges, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
    Professora, Escola Municipal Pe. José Schardong.Supervisora do PIBID.

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Publicado

07-11-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino