RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE CÉLULAS E TECIDOS PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
No ensino de Ciências Biológicas a teoria associada à prática melhora a compreensão dos conteúdos pelos alunos. Entretanto, na maioria das escolas estaduais, os alunos aprendem sobre a teoria das células e dos tecidos, mas não há laboratórios equipados para que os alunos possam utilizar e visualizar em microscópio óptico, lâminas com tecidos animais e vegetais. Considerando essa realidade, o projeto intitulado: Um novo olhar para a prática experimental no ensino de Ciências Biológicas, vinculado com o projeto da CAPES: Novos Talentos, vem desde o ano de 2012 trabalhando com o intuito de oferecer essa nova experiência de convivência com o ambiente laboratorial aos alunos de escolas públicas. As aulas são ministradas nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus Chapecó, por alunos bolsistas e voluntários vinculados ao projeto. O público atendido são os alunos do primeiro ano do ensino médio de duas escolas parceiras do projeto que são situadas no Oeste de Santa Catarina, sendo: E.E.B. Leonor Lopes Gonzaga, de Guatambu e E.E.B. Profª Lourdes Tonin, de Planalto Alegre. As aulas são ministradas no Laboratório de Microscopia, iniciando com a entrega de questionários aos alunos, com perguntas simples sobre a relação que possuem com o ambiente laboratorial, com o microscópio óptico e com o assunto a ser abordado. A partir disso, inicia-se a aula teórica relembrando os conteúdos que foram vistos em sala de aula. Dentre os assuntos abordados estão: o que é célula, quais são os tipos de células, o que são os tecidos e de que são formados, quais são os tipos de tecidos. Posteriormente, é ensinado aos alunos sobre o microscópio, a finalidade, as funções e a história desde a sua criação. Após a introdução sobre o microscópio, são entregues as lâminas de tecido animal para que os diferentes níveis de organização possam ser observados. Após a parte prática, um novo questionário é entregue para saber qual foi a reação após a aula em laboratório, quais foram as dificuldades e facilidades de aprendizagem. Os questionários possuem a finalidade de aperfeiçoamento do método que utilizamos para ministrar a aula. As aulas ofertadas aos alunos além de possibilitar uma oportunidade de conhecimento mais específico voltado a Ciências Biológicas permite o contato com a Universidade. O conhecimento sobre a estrutura da UFFS e os cursos que são ofertados aproxima os estudantes de ensino médio do ensino superior, mostrando que a Universidade pública é gratuita e que todos podem ter acesso a mesma.Downloads
Publicado
23-02-2017
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.