IFCAST: PODCAST DO IFRS - CAMPUS ERECHIM

Autores

  • Daniel Pires Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim

Palavras-chave:

podcast, comunicação, divulgação científica, entrevista, democratização do saber.

Resumo

O objetivo do projeto é desenvolver e colocar à disposição da comunidade um podcast (programa de rádio distribuído pela internet) que aborde temas vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no IFRS - Campus Erechim visando à divulgação dos conhecimentos construídos nessas dimensões da instituição. A proposta é a elaboração de um programa bimestral dividido em blocos, sendo um deles composto por uma entrevista com um(a) profissional com experiência ou conhecimento em uma área relativa aos cursos oferecidos no campus. Outros blocos do programa servem para a divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no IFRS - Campus Erechim, sobretudo aquelas em que os discentes são parte ativa. Pretende-se, assim, divulgar ao público interno o que todas as áreas do Campus Erechim do IFRS estão produzindo, contribuindo portanto para a promoção da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade no ensino, bem como tornar mais conhecidas tais atividades do campus ao público externo sobretudo a potenciais futuros discentes. O projeto articula e trabalha o princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão possibilitando a democratização do saber acadêmico através da divulgação do debate acadêmico e da produção científica e tecnológica realizada no campus. Tem-se como expectativa que o podcast institucional, como via de interação entre o IFRS - Campus Erechim e a sociedade colabore para promover o crescimento do campus por meio de sua divulgação e a aproximação do público leigo ao conhecimento técnico e científico. Ademais, sendo um meio de divulgação, o podcast pode concorrer para o entrelaçamento entre os princípios de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para que cada uma dessas dimensões possa se desenvolver de forma plena, mas não isoladamente, suas respectivas funções. A avaliação será realizada através da leitura das mensagens enviadas ao programa via blog do podcast, redes sociais, ou por e-mail.

Biografia do Autor

  • Daniel Pires Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim
    Daniel Pires Nunes possui mestrado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2014), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Complementação Pedagógica - Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007). Atualmente é professor do Instituto Federal Rio Grande do Sul - Campus Erechim. Tem experiência em docência para o ensino profissional e superior com ênfase nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Engenharia Elétrica, Ética e de Segurança e Higiene do Trabalho.

Referências

MCTI. Papel da Difusão. Portal do Ministério da Ciência, Tecnologia, e Inovação, 2008.

Disponível em: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/11721.html>. Acesso em 29/02/2016.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast em educação: um contributo

para o estado da arte. Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Disponível em: < https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7094/1/pod.pdf>. Acesso em

/03/2016.

PRIMO, Alex, F.T. . Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre,

n.13, 2005. Disponível em: < www.ufrgs.br/limc/PDFs/podcasting.pdf>. Acesso em 02/03/2016.

Downloads

Publicado

23-02-2017

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Extensão e Cultura