A cidade e a acessibilidade: percepções do espaço público urbano de Erechim-RS sob o olhar de pessoas com deficiência e/ou restrição de mobilidade.
Palavras-chave:
Acessibilidade Universal, Mobilidade Urbana, Espaço PúblicoResumo
O projeto de pesquisa tem como tema as relações socioespaciais construídas pelas pessoas com deficiência e/ou restrição de mobilidade no espaço público na cidade de Erechim-RS. Acredita-se que através do instrumento da pesquisa é possível ampliar o conhecimento no contexto do planejamento e projeto do espaço urbano, na área da Arquitetura e Urbanismo, propiciando a reflexão em torno da questão da acessibilidade e construção de urbanidades no espaço público. De forma a colaborar com a construção de políticas públicas e educacionais que preservem o espaço democrático e igualitário da cidadania a todos os seus sujeitos, esse projeto de pesquisa tem por objetivo elaborar um diagnótico situacional das atuais condições de acessibilidade universal aos espaços públicos de Erechim-RS, a partir da construção das percepções de quem vivencia a restrição à cidade. Para efetivar esse diagnóstico, serão desenvolvidos instrumentos metodológicos diversos - pesquisa qualitativa e quantitativa - como entrevistas, produção de material audiovisual, oficinas de capacitação, observação, entre outros instrumentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.