A INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NUMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO ACADEMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Multidisciplinaridade. Rodas de conversa. Aprender.Resumo
O presente trabalho objetiva relatar os resultados obtidos durante o Projeto “A potencialidade da formação acadêmico-profissional na formação dos professores nos diversos espaços e tempos da docência”, que promove entendimentos sobre a profissão professor, constituído a partir do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais – GPECieN da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Realeza/PR. Os encontros foram realizados nas escolas públicas da Educação Básica Colégio Estadual Doze de Novembro – Ensino Médio e Profissional e a Escola Estadual Dom Carlos Eduardo - Ensino Fundamental, evidenciando a importância de elencarmos o registro nos diversos espaços e teorizarmos acerca do que é aprender, através de categorias significativas relacionadas aos diálogos durante os encontros. Desta maneira, elencamos compreensões sobre a constituição da docência nas distintas áreas do conhecimento, para discentes da Universidade pertencentes aos cursos das Licenciaturas, bem como acadêmicos de Nutrição e Medicina Veterinária, como também e profissionais docentes atuantes. A proposta abrangeu a construção de narrativas que relataram histórias do “Professor inesquecível”, evidenciando as presenças durante o percurso escolar, acadêmico ou profissional, para que através destes relatos, elaborássemos um livro, fundamentados na obra de Souza (2011), onde estão escritos textos narrados sobre a formação de professores de Química. Entretanto, devido a grande rotatividade do público que participou das Rodas de Conversa, o número de trabalhos obtidos foi quantitativamente menor que o esperado, permitido ao invés da construção do livro, que este material fosse disponibilizado e que os conhecimentos compartilhados em cada encontro estivessem acessíveis ao público externo.
Referências
SOUZA, Moacir Langoni de. Histórias de Professores de Química em rodas de formação em rede. Ijuí: Unijuí, 2011. 248 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.