PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO: A GESTÃO DO PREFEITO CASSADO PELA DITADURA MILITAR – 1965 a 1969.
Palavras-chave:
poder local, desenvolvimento, progresso, ditadura militar.Resumo
O objetivo geral deste trabalho é analisar as concepções de desenvolvimento num contexto de mandonismo local, mais especificamente, no município de Chapecó, no período de 1950-1969. Entre os objetivos específicos do trabalho, destacamos a concepção de desenvolvimento presente na gestão do ex-prefeito de Chapecó, Sadi José de Marco, cassado durante o governo militar, fazendo um levantamento das suas ações administrativas, no período de1965 a 1969. Metodologicamente trabalhamos complementarmente o quantitativo e o qualitativo, ressaltando-se a realização de entrevistas com lideranças políticas da época, a pesquisa documental em atas do Legislativo local e no jornal a Folha d’Oeste. Nos anos 60, Chapecó estava passando por uma mudança significativa na economia local, pois vinha da década de 30, ligada ao setor madeireiro e entra na década de 60 no ciclo agroindustrial. Tendo como impulso a realização da 1ª. EFAPI (Exposição Feira Agropecuária e Industrial), juntamente com as comemorações dos cinquenta anos do município em 1967, se intensificam na gestão de Sadi de Marco, as práticas administrativas sistemáticas voltadas para o “engrandecimento” da cidade, dentro de uma concepção positivista. Entre as ações realizadas sobressaem-se as de urbanização, entre elas, a iluminação a mercúrio da avenida Getúlio Vargas e o calçamento das ruas no centro da cidade. Na educação, a construção de 30 escolas no interior do município e a contratação de professores para suprir a demanda. Destacam-se ainda as obras de conclusão da rodovia Goio-Ên, a ampliação do aeroporto, a construção de redes telefônicas no interior, a construção da nova rodoviária e obras relacionadas ao abastecimento de água do município previstas em 1968 para as décadas seguintes, com a preocupação de suprir as necessidades de uma população de 300.000 habitantes. Seguindo uma perspectiva desenvolvimentista Sadi de Marco conseguiu em pouco tempo ser reconhecido como um administrador competente e honesto, projetando-se enquanto liderança política no âmbito regional e estadual e gerando desconforto e ameaça no campo político. O estilo de gestão do jovem prefeito serviu como um “elo” de ligação entre situação e oposição, juntamente com a elite local, em torno do progresso e desenvolvimento de Chapecó, mas também contribuiu para aumentar os conflitos políticos locais que ocorreram nesse período e interferiram na sua cassação. A suspensão dos direitos políticos e a cassação do mandato de Sadi José de Marco em 29 de abril de 1969 não envolveu um processo da Câmara de Vereadores, onde foram abertas várias Comissões de Inquérito para apurar atos administrativos do prefeito e sim uma decisão divulgada pelo Governo Federal, por meio da imprensa, mais especificamente no programa "A Voz do Brasil”. Na ótica dos militares, o ex-petebista Sadi de Marco, que em diversas oportunidades fez críticas ao governo militar, representava uma ameaça a Segurança Nacional.
Referências
ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e Oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis: Vozes, 1987.
CARVALHO, José Murilo de. Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: Uma Discussão Conceitual. In: Pontos e Bordados: escritos de história política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
ENGERMAN, David C., GILMAN, Nils, HAEFELE, Mark H. & LATHAM, Michael (ed.). Staging growth. Modernization, development, and the Global Cold War. Amherst: University of Massachusetts Press, 2003.
ESCOBAR, Arturo. Encountering development. The making and unmaking of the Third World. Princeton (New Jersey): Princeton University Press, 1995. (Princeton studies in culture/power/history)
FAORO, Raimundo. Os donos do poder. Porto Alegre: Globo, 1975.
FISCHER, Tânia. Poder local: um tema em análise. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, v.4, 1992, p. 105-113.
FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Homens livres na ordem escravocrata. 3ª edição. São Paulo: Kairós, 1983.
HASS, Monica. Os Partidos Políticos e a Elite Chapecoense: um estudo do poder local 1945-1965. Chapecó: Argos, 2001.
__________ O linchamento que muitos querem esquecer. 3a. Edição revisada. Chapecó: Argos, 2013.
IANNI, Octávio. As estratégias de desenvolvimento. In: TOLEDO, Caio Navarro. Visões Críticas do Golpe: Democracia e reforma no populismo. Campins: Editora da Unicamp, 1997.
JANOTTI, Maria de Lourdes M. O coronelismo – uma política de compromissos. São Paulo: Brasiliense, 1981.
LEAL, Victor N. Coronelismo, Enxada e Voto. São Paulo: Alfa-Omega, 1986.
LIMA, Venício A. de. Coronelismo eletrônico de novo tipo. Site: http://unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id=11 Acesso em:27/12/13.
MARTINS, Roberto R. Segurança Nacional. São Paulo: Brasiliense, 1986.
MINAYO,M. C e SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade?In Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set., 1993.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Desenvolvimento e Crise no Brasil. 1930-1983. São Paulo: Brasiliense, 1985.
POLI, Odilon. Aprendendo a andar com as próprias pernas. Dissertação Mestrado – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 1999.
RADIN, José Carlos. Representações da colonização. Chapecó: Argos, 2009.
RENK, Arlene. A luta da erva: um ofício étnico no oeste catarinense. Chapecó: Argos, 2006.
SILVA, Claiton Márcio. Os conflitos políticos evidenciados na cassação do prefeito municipal de Chapecó em 1969. In: HASS, Monica (Org.) Partidos, Eleições e Voto. Chapecó: Argos, 2003.
------------------------.Agricultura e cooperação internacional: a atuação da American International Association for Economic and Social Developmet (AIA) e os programas de modernização no Brasil (1946-1961). Tese de Doutorado - Curso de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz-Fiocruz, Rio de Janeiro, 2009.
SILVA, Marcia da. Poder local: conceito e exemplos de estudos no Brasil.In: Sociedade e Natureza, Uberlândia, 2008.
TOLEDO,Caio Navarro. Visões Críticas do Golpe. Democracia e reforma no populismo. Campinas: Ed. Unicamp, 1997.
VILAÇA, Marcos Vinícios. ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de. Coronel, Coronéis. 2ª edição. Rio de Janeiro: Universidade de Brasília, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.