COMPREENSÃO DA REALIDADE ESCOLAR E DO PERFIL DO ALUNO COMO ESTRATÉGIA PARA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II DA GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UFFS/ERECHIM
Resumo
Bruna Baldin [1]
Marceane Catia Santolin Biscaro [2]
Halferd Carlos Ribeiro da Silva Júnior (coautor) [3]
RESUMO: Ao se confrontar com o desafio de reconhecer e identificar as problemáticas e a realidade do sistema de ensino para fundamentação da prática pedagógica do Estágio Curricular Supervisionado II de Licenciatura em História da UFFS/Erechim, esta apresentação embasa-se na experiência docente realizada no período de 03 de maio a 09 de junho de 2016, com o 6º e 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Vista Alegre situada no município de São Valentin /RS, escola do campo. Dentre a proposta como forma de conhecer a realidade do aluno, a comunicação está ancorada na apresentação do resultado da pesquisa socioeconômica e cultural aplicada e a análise da estrutura da instituição de ensino mencionada. A fim de obter informações para a fundamentação da prática docente, por meio da pesquisa e a construção de informações para o desenvolvimento do relatório de estágio e a própria formação profissional; assim sendo, elenca-se os principais objetivos observados no projeto e que serão abordados na apresentação: conhecer o ambiente escolar apresentando a estrutura da escola; identificar problemáticas decorrentes de práticas rotineiras; apresentar os resultados do questionário aplicado; reconhecer o contexto social e econômico em que o aluno está inserido; informar os resultados da pesquisa. Mediante os dados coletados e a partir da pesquisa, foi possível compreender a realidade em que comunidade local está inserida. De forma quantitativa o questionário foi composto por 29 questões objetivas e duas descritivas, analisando um total de 13 alunos, destes três no 6º ano e nove no. Além de perguntas com relação ao sexo, componentes na casa e na família, um olhar mais voltado a questões relacionadas à condição econômica,social e cultural foi observada.. Não menos importante e que vem de encontro ao objetivo principal desta análise, relaciona-se com o mundo da informação e tecnologias existentes, em que boa parte destes possuem relação com a cultura contemporânea. A partir de constatadas estas e outras importantes informações, esta investigação viabiliza o reconhecimento de que há o consumo de mídias é possível explorar esse interesse e fomento pelos acessos e utilizá-los como ferramenta educativa na prática docente.
Palavras-chave: Realidade do aluno; Pesquisa; Estágio; Licenciatura em história.
[1] Acadêmica da 8ª Fase do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim. Email: brubaldin@hotmail.com
[2] Acadêmica da 8ª Fase do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim. Email: marci_santolin@hotmail.com
[3] Professor Doutor - Orientador Harferd Carlos Ribeiro da Silva Júnior, Universidade Federal da Fronteira Sul - Erechim. Email: halferd.junior@uffs.edu.br
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.