A PRODUÇÃO DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR NO ENSINO MULTISSERIADO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II DA GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UFFS/ERECHIM

Autores

  • Bruna e Marceane Baldin e Biscaro Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Bruna Baldin [1]

 

Marceane Catia Santolin Biscaro [2]

 

Halferd Carlos Ribeiro da Silva Junior (coautor) [3]

RESUMO: Com a proposta de uma abordagem mais abrangente de como intervir na sala de aula, sendo esta atividade elaborada e trabalhada a fim de vencer mais uma etapa da disciplina de Estagio Curricular Supervisionado II, cabe a preocupação de preparar a aula e de como aplicá-la de forma criativa, estando o professor preocupado com inúmeros fatores que o leva para uma educação inovadora, e a construção do saber histórico em sala de aula. Com o objetivo de superar a utilização do livro didático como única ferramenta para o ensino-aprendizagem, a proposta de ensino foi fundamentada na construção de práticas pedagógicas em que os alunos foram estimulados a produzir saberes históricos, diante disso, as aulas foram organizadas com o uso de documentos históricos, inicialmente como atividades aparentemente simples, no entanto estratégias que estão pautadas na manutenção da memória do grupo social em que os alunos estavam inseridos. Objetiva-se desta forma compartilhar essa experiência docente com os acadêmicos da UFFS, apresentando o cronograma e propostas de ensino/aprendizagem aplicados na Escola Estadual Vista Alegre do Município de São Valentim/RS, no período de 03 de maio a 09 de junho de 2016, confrontando-se com o desafio de trabalhar e aplicar o projeto de intervenção no sistema de ensino multisseriado atendendo o 6º e 8º ano. E é nesta mesma conjuntura, que pretende-se retratar as possibilidades de ensino partir de diferentes análises promovendo uma interação de habilidades que façam da aula de história uma aproximação com o presente, uma análise mais complexa e sobretudo crítica, capaz de despertar o interesse e a satisfação em ensinar e aprender história.

 

Palavras-chave: Escola Multisseriada; proposta didática; cronograma de execução.

 


[1] Acadêmica da 8ª Fase do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim. Email: brubaldin@hotmail.com

[2] Acadêmica da 8ª Fase do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim. Email: marci_santolin@hotmail.com

[3] Professor Doutor - Orientador Harferd Carlos Ribeiro da Silva Júnior, Universidade Federal da Fronteira Sul - Erechim. Email: halferd.junior@uffs.edu.br

Downloads

Publicado

24-11-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa