PENSAMENTO LÚDICO: DO QUE É FEITO A SOCIEDADE?

Autores

  • Maikon Bueno Universidade Federal Fronteira Sul - erechim
  • Halferd Carlos Ribeiro Junior Universidade federal da fronteira sul - erechim

Palavras-chave:

pesquisa científica, interdisciplinariedade, ludicidade

Resumo

A presente comunicação apresenta a oficina pensamento lúdico, que foi ministrada durante a feira do livro em Erechim no ano de 2016 idealizado pelo PIBID Interdisciplinar da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim. A oficina tinha por objetivo principal demonstrar de forma didática sobre a origem da sociedade e formação do Estado. Utilizando uma linguagem de acesso aos interessados na oficina, a proposta da contextualização da teoria de formação da sociedade e do estado, se concretizou tendo como base a história “As onças e os gatos”, que explanava sobre ideais de sociedades primitivas que sobreviviam a partir da caça e da coleta, e com o advento do número de personagens e de especializações forma-se o Estado e as formas de dominação na sociedade. Com o auxílio de materiais didáticos como lanternas, palitos de picolé, papéis, tesoura e uma sala escura, a oficina ressignificou o modelo asiático de “teatro de sombras”. A disposição da oficina deu-se dentro de uma sala escura, com os ouvintes sentados à frente de uma parede branca e os bolsistas do Subprojeto dispostos atrás dos ouvintes portando uma lanterna e diversos desenhos recortados com imagens de onças, gatos e demais objetos devidamente colados em um suporte de palito de picolé. Os bolsistas dispostos atrás dos ouvintes iniciavam a contação da história, e de acordo com a inserção dos personagens e demais ações da história, os bolsistas utilizavam a sombra ocasionada pelo papel recortado em forma do personagem ou objeto que era posta à frente da lanterna acesa, para dar objetividade à representação da história, proporcionando assim que a imagem na parede branca, juntamente a contação, deu-se “vida” a história. A oficina causou intenso interesse por parte dos ouvintes e demais interessados, e a problematização da história e a estrutura física da oficina traz à tona a alegoria da Caverna de Platão, em uma ideia de racionalidade do conhecimento, proporcionando aos participantes o questionamento sobre a oportunidade de vislumbrar-se apenas com as imagens, do interesse do funcionamento da oficina ao simplesmente olhar para trás ou até mesmo a agregação do conhecimento sobre a história em si e o método utilizado para explaná-la. Tendo seu objetivo alcançado o aprendizado de diferentes formas de métodos pedagógicos trouxe para os bolsistas uma oportunidade de aprimoração a conteúdos teóricos de maneira interativa e clara.

Palavras chave: Sombras. Ludicidade. PIBID. Sociedade

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Publicado

21-09-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino