PROCESSO FORMATIVO-REFLEXIVO PARA O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NOS ASSENTAMENTOS DO MUNICÍPIO DE PONTÃO-RS: UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A LUZ DOS ENSINAMENTOS FREIREANOS

Autores

  • Eliseu Siles Barduco UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Perigos da Automedicação, Metodologia Ativa, Assentados

Resumo

O projeto de extensão intitulado “Uso Racional de Medicamentos: Processo Formativo  nos  Assentamentos  do   município  de  Pontão-RS”  foi   aprovado   pelo EDITAL 804/UFFS/2014 e desenvolvido na área dos assentamentos da antiga Fazenda Anonni localizada no município supracitado. O objetivo do trabalho foi abordar a temática da automedicação ressaltando os riscos dessa prática e a importância do uso racional dos medicamentos.   A execução das atividades contou com a colaboração de preceptores do município que deram suporte na convocação dos participantes e disponibilização do espaço para a realização dos encontros. Para os trabalhos foi utilizada uma forma específica de metodologia com base nos ensinamentos freireanos, o que fundamentou teoricamente a atividade. As atividades foram desenvolvidas ao longo de seis encontros com a população selecionada, em um espaço comunitário dentro do assentamento, onde foram trabalhados os temas relacionados ao uso racional dos medicamentos. A vivência evidenciou a necessidade de uma abordagem continuada pelos profissionais de saúde acerca da importância do uso racional de medicamentos e dos perigos da automedicação e, partir desse contexto, os temas foram direcionados ao uso racional de antidepressivos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios não-esteroidais e ao uso de plantas medicinais. Durante o desenvolvimento das atividades do projeto foram adaptadas à dinâmica e a linguagem utilizadas no processo, para que se obtivesse o máximo de participação, sendo estes ajustes muito produtivos no prosseguimento das abordagens. Concluímos que o desenvolvimento desse projeto de extensão possibilitou uma efetiva comunicação com a comunidade dos assentados, permitindo uma troca de saberes onde conseguimos conhecer um pouco mais sobre a realidade de vida e suas percepções sobre o uso dos medicamentos, bem como, construir conjuntamente conhecimento acerca dos temas propostos. Nesse mesmo sentido foi constada a importância do uso de metodologias ativas como essa defendida por Freire para a formação de uma consciência sobre o uso racional dos medicamentos.

 

Referências

Referências Bibliográficas

AQUINO, D.S. Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade? Departamento de Farmácia, Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, 2007.

BARROS, J.A.C. Propaganda de medicamentos: atentado à saúde? São Paulo: Hucitec/Sobravime; 1995.

BRASIL. Portaria nº 3916/MS/GM, 30 de outubro de 1998. Aprova a Política Nacional de Medicamentos. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, de 10 de novembro de 1998.

______. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica, n. 19. Série A. Normas e Manuais Técnicos. 2006.

______. Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos. Página de Divulgação. Ministério da Saúde. Sistema Único de Saúde. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/premio_medica/oque.php>. Acesso em 07 jun. 2016

CHAVES, G.C.; EMMERICK, I.; DE POUVOURVILLE, N.; DE SAINT-DENIS, T.; FONSECA, A.S.A.; LUIZA, V.L. Indicadores de uso racional de medicamentos e acesso a medicamentos: um estudo de caso. Rev. Bras.Farm. 86(3): 97-103, 2005.

FREIRE, P. Educação em mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

_____. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980.

_____.Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz Terra, 1999.

_____.Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

_____.Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: ARTMED, 2000. p. 09-15.

LEITE, Silvana Nair; VIEIRA, Mônica; VEBER, Ana Paula. Estudos de utilização de medicamentos: uma síntese de artigos publicados no Brasil e América Latina. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. p. 793-802, abr. 2008. Disponível em <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000700029&lng=pt&nrm=iso>.Acesso em 06 jun 2016.

MSH (Management Science for Health). Managing for Rational Drug Use. In: Managing Drug Supply. The Selection, Procurement, Distribution and Use of Pharmaceuticals, PP. 421-429, Connecticut: kumarian Press, 1997.

OENNING, Diony; OLIVEIRA, Bruna Volpato de; BLATT, Carine Raquel. Conhecimento dos pacientes sobre os medicamentos prescritos após consulta médica e dispensação. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 7, p. 3277-3283, jul. 2011. Disponível em <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000800027&lng=pt&nrm=iso>.Acesso em 06 jun. 2016.

WANNMACHER, L. Condutas baseadas em evidências sobre medicamentos utilizados em atenção primária à saúde In Uso Racional de Medicamentos – temas selecionados – série A. normas e manuais técnicos. Ministério da saúde, 2012.

Downloads

Publicado

23-02-2017

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Projetos de Extensão e Cultura