IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA E SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO

Autores

  • Patricia Gargioni UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino Médio, Metodologia, Sociologia.

Resumo

Resumo: Este trabalho é fruto do subprojeto PIBID de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul que a partir do interesse de bolsistas em apontar questões essenciais no que diz respeito ao ensino de sociologia nas escolas: a irregularidade deste ensino, a desagregação das pesquisas, as hesitações na fixação dos conteúdos minimamente necessários. A sociologia contribui com a formação de todo indivíduo, professor ou pesquisador, propiciando conhecimento a respeito da sociedade que ele está inserido, corroborando com os mais diversos debates sociais e políticos. Abrangendo todas as áreas da coexistência humana, que vão desde as relações entre as famílias até organizações de trabalho, papel político, religioso, a Sociologia atinge várias áreas do saber. Contudo, aquele que possui maior interesse na produção e organização do conhecimento sociológico é o Estado, o principal financiador da pesquisa da disciplina cientifica. O estudo realizado ocorreu entre final de 2015 e o primeiro semestre de 2016 na UFFS através da revisão bibliográfica selecionada sobre importância da sociologia e seus métodos de ensino contando com materiais de apoio. Deste modo, tem como objetivo ponderar a respeito das incitações do ensino da Sociologia e sua relevância dentro de seus processos de aprendizagem. Em todo debate metodológico associado à educação só faz coerência mediante o reconhecimento dos aspectos referentes à formação docente, que se é composto no perpassar dos cursos de graduação até mestrados e instruções continuadas disponibilizadas pelo governo que acolhe todo o âmbito escolar. A metodologia que ocasiona na instrução do docente necessita consolidar a particularidade do fazer docente, em agravo de um olhar naturalizado desta prática, que ainda se faz presente em debates e hábitos rotineiros.

 

 


Referências

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996..

IANNI, O. O Ensino das Ciências Sociais no 1º e 2º Graus. In.: Cadernos Cedes, Campinas, vol. 31, n. 85, p. 327-339, set.-dez. 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Vol. 3. Brasília, 2006.

NEVES, C.; NEVES, F. O que há de complexo no mundo complexo? Niklas Luhmann e a teoria dos sistemas sociais. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 15, jan/jun, 2006. p. 182-207.

Downloads

Publicado

21-09-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino