ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: UMA DINÂMICA INTERATIVA CHEIA DE CURIOSIDADES

Autores

  • Samuel Siveris universidade da fronteira sul campus cerro largo
  • Marthoni Massaro universidade da fronteira sul campus cerro largo
  • Elisandra Menezes universidade da fronteira sul campus cerro largo
  • Tiago Ferrera universidade da fronteira sul campus cerro largo
  • Paula Bervian universidade da fronteira sul campus cerro largo

Palavras-chave:

sexualidade, diálogo, gênero, puberdade

Resumo

O presente trabalho tem como tema refletir sobre a importância de falar sobre sexualidade para o público jovem. Objetivou-se descrever um conjunto de oficinas sobre orientação sexual, que foram desenvolvidas nas escolas da rede pública do município de Cerro Largo - RS, para alunos do Ensino Fundamental (EF) e também do programa de Educação de Jovens e Adolescentes (EJA). As oficinas foram elaboradas pelos bolsistas do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Ciências Biológicas, da Universidade da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As atividades foram realizadas em um período de 4 horas em cada escola, iniciando a temática com um filme “confissões de Adolescente” que oportunizou dialogar sobre puberdade, desenvolvimento do corpo, Sexualidade, DSTs. Propondo, dessa forma, uma interlocução mais flexível e interativa entre os alunos, professores e bolsistas. Foi passado também vídeos explicativos sobre o tema, filme e socialização para entendimento da temática. Com isso pode-se perceber que o uso de filme em temática como a educação sexual são importantes para abrir discussões e esclarecer aos alunos sobre suas dúvidas frequentes sobre o assunto. A atividade realizada com EJA foi de extrema importância, por serem com um público de alunos que são sexualmente maduros, no qual tinham muitas dúvidas sobre contraceptivos, DSTs, sexualidade e gênero. As aulas tornaram-se contextuais, reflexivas e atrativas aos alunos utilizando diferentes metodologias de ensino. Sendo assim, pode-se concluir que estas atividades ajudaram a desenvolver a temática de sexualidade e gênero alertando para a necessidade de prevenção para com as DSTs.

Biografia do Autor

  • Samuel Siveris, universidade da fronteira sul campus cerro largo

    Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo, bolsista PIBID/CAPES, e-mail: samuelbiologia1991@gmail.com.

Downloads

Publicado

12-12-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino