ATIVIDADE COM BONECOS COMO ESTÍMULO À REFLEXÃO REALIZADA NA 5ª EDIÇÃO DO VER-SUS OESTE CATARINENSE

Autores

  • Ariane Sabina Stieven Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Angélica Zanettini UFFS
  • Andressa Trizotto UNOCHAPECO
  • Adriana Carolina Bauermann UNOCHAPECO
  • Camila Dervanoski UFFS
  • Fabíola Feltrin UFFS
  • Cláudio Claudino Da Silva Filho UFFS
  • Larissa Tombini UFFS

Palavras-chave:

Gênero e Saúde. Problemas Sociais. Sexismo.

Resumo

Atualmente, algumas questões sociais são deixadas de lado e não são discutidas por falta de conhecimento ou por não saber como abordar esses temas. Surge então as ideias de dinâmicas e atividades para que estas questões sejam discutidas, refletidas e problematizadas. A quinta edição do VER-SUS Oeste Catarinense tinha como tema “Política, Cidadania e Cultura: respeito às diversidades” e tinha como pretensão abordar os mais diversos temas sociais em uma discussão entre acadêmicos das mais diversas áreas.  Uma das atividades realizadas nesta edição foi a atividade da boneca, a qual tem como objetivo discutir as identidades de gênero a partir das bonecas e do lúdico, instigando os (as) viventes do VER-SUS a problematizarem a cerca dos papeis sociais de homem e mulher e a forma como esses são estereotipados em bonecos. Inicialmente foi dividido o grupo dos 60 viventes em 2 subgrupos com 30 viventes cada grupo, onde um desses realizou a atividade das bonecas. Nessa atividade cada vivente confeccionou seu próprio boneco com linhas, tecidos e fibra. Os viventes precisaram costurar, cortar tecidos, confeccionar roupas para seus bonecos, montar um boneco com todas as características que eles queriam que seus bonecos tivessem, pensando desde o início em dar um nome e uma história pra seu boneco ou boneca. A atividade é marcada por diversão, pois muitos nunca realizaram essas atividades anteriormente, manuseando tecidos, linhas e agulhas, trabalho em equipe, uma vez que os viventes auxiliam um ao outro, determinação, já que como primeira vez realizando algo precisa-se ter determinação para chegar ao objetivo esperado e planejamento para que o boneco fique da forma com que o vivente desejava no início da atividade, além da reflexão a qual é realizada após os bonecos estarem prontos. Neste momento, os viventes reúnem-se para discutir o que fizeram, apresentar quem são seus bonecos, já que muitos utilizaram suas próprias histórias de vida, de seus pais ou até mesmo de pessoas que conheceram nas vivências realizadas durante o projeto. Esse momento é marcado por muita emoção, pois há histórias das mais variadas, e comentários como “o meu é um boneco, mas ele gosta de usar saia”, “a minha é uma boneca mas ela tem genitália masculina”. Percebe-se que a atividade é bem recebida pelos participantes e que as histórias que são ali construídas e contadas fazem todos refletirem sobre as realidades as quais estão presentes na sociedade onde estamos inseridos e que muitas vezes não são discutidas.

Biografia do Autor

  • Ariane Sabina Stieven, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Tem experiência na área de Enfermagem. Bolsista do programa "Ciências sem Fronteira" no período de 08/2013 a 12/2014 na Universidade de Wollongong na Austrália.

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Publicado

23-09-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino