DIÁRIOS DE BORDO: UMA PROPOSTA DE AÇÃO PARA O ENSINO

Autores

  • Cleuza Pelá UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Frantiusca B. Sulzbacher Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS
  • Mirela S. Klein Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS.
  • Silvana Maria Klein Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollembach

Palavras-chave:

Práticas, Reflexões, Mudanças na formação inicial.

Resumo

Nesta comunicação, objetiva-se mostrar a importância de escrever sobre as vivências que ocorrem em sala de aula, pois elas podem permitir uma remodelação do vivido, gerando uma postura diferenciada em relação à organização do trabalho docente. Para tanto, será exposto o estudo de diários de bordo, nos quais buscou-se verificar se havia uma mudança da prática de graduandos ao atuarem no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Letras, no ensino fundamental. Os diários de bordo consistem em um conjunto de relatos acerca de práticas em sala de aula que permite analisar o modo de fazer e de pensar do sujeito que os elabora. Esse sujeito, por exemplo um graduando em formação inicial, busca refletir sobre suas práticas e acontecimentos diferenciados ocorridos durante períodos de regência, a fim de chegar a uma melhor atuação em sala e também para prever soluções para problemas que possam surgir durante seu trabalho. Para o estudo foram selecionados seis relatos de pibidianos, sendo três do pibidiano 1 e três do pibidiano 2, elaborados durante o ano de 2015, a partir das aulas e práticas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollembach. Para analisar o material selecionado, foram estabelecidos dois critérios: verificar os recursos linguístico-textuais como perguntas retóricas, uso de palavras genéricas e resumidoras; identificar passagens narradas e outras comentadas, bem como os recursos que as indicavam. E, assim, durante a análise, foi possível verificar os recursos linguístico-textuais usados para indicar a presença de reflexão por parte dos licenciandos em relação ao exercício de sua profissão; também foram identificadas partes narradas e partes comentadas, em que foram expostas as ações e tecidas opiniões, hipóteses acerca do desenvolvimento da aula e de como os alunos estavam aprendendo. Considerando o exposto, pode-se supor que há mudanças na prática de graduandos que atuam no PIBID – Letras, no ensino fundamental, visto que o uso dos recursos citados e o de passagens narradas justapostas a outras comentadas denunciam situações de reflexão por parte daquele que escreve no diário. E, se há reflexão, pode-se entender que as experiências a seu modo podem ser (re)vistas criticamente.

Biografia do Autor

  • Cleuza Pelá, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Cleuza Pelá possui doutorado (2006) e mestrado (1998), em Língua Portuguesa, na área de leitura, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e graduação em Letras - Vernáculas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: Língua Portuguesa e Linguística, (estratégias de) leitura, gêneros textuais, romances e contos policiais, processos de referenciação, produção de texto e literaturas de expressão portuguesa. Tem trabalhado também com elaboração de itens de avaliação em larga escala, formação de professor, orientação de trabalhos de conclusão de curso, revisão de textos e assessoria de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
  • Frantiusca B. Sulzbacher, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS
    Frantiusca B. Sulzbacher, Acadêmica do Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo - RS. Bolsista do Subprojeto PIBID – Letras (CAPES); Membro do Grupo de Estudos Conversas Ressignificativas a partir de Relatos de Práticas em Docência Inicial – Reflexões Teórico-Práticas.
  • Mirela S. Klein, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS.
    Acadêmica do Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo - RS. Bolsista do subprojeto PIBID – Letras (CAPES); Membro do Grupo de Estudos Conversas Ressignificativas a partir de Relatos de Práticas em Docência Inicial – Reflexões Teórico-Práticas.
  • Silvana Maria Klein, Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollembach

    Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollembach; Supervisora do Subprojeto PIBID – Letras – UFFS – CAPES.

Referências

LIBERALI, F. C. O diário como ferramenta para a reflexão crítica. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1999. (Tese de Doutorado - LAEL)

P1. Diário de Bordo. UFFS-PIBID - CL, 2015.

P2. Diário de Bordo. UFFS-PIBID - CL, 2015.

PASSEGGI, M. da C. A experiência em formação. Educação, Porto alegre, v.34, n.2. p.147-156, maio/ago, 2011.

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Publicado

29-11-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino