VISITA DOMICILIAR COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE MATERNA E DO RECEM NASCIDO: RELATO DE VIVÊNCIA

Autores

  • Marlene Paz Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó
  • Tassiana Potrich Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó

Palavras-chave:

Enfermagem. Atenção Primária. Puericultura

Resumo

Resumo: O nascimento de um bebê é um momento de transformação no ciclo de vida da família. Por esta razão é muito comum o surgimento de dúvidas, inseguranças e questionamentos. A fim de auxiliar o trinômio mãe-bebê-família, o Ministério da Saúde-MS preconiza algumas estratégias a ser desenvolvida pelos profissionais da equipe de saúde da família, entre elas, a consulta de puericultura e a visita domiciliar. Dois momentos importantes que permitem a equipe e principalmente o profissional enfermeiro, desenvolver seu trabalho de forma ampla, mas respeitando as individualidades, de cada sujeito. Segundo MS a VD configura-se como uma das modalidades da atenção domiciliar à saúde, abrangendo a atenção, o atendimento e a internação domiciliares. Cada uma dessas atividades tem finalidade, objetivos e práticas específicas. A visita fornece subsídios para a execução das demais modalidades, pois engloba a puépera e o RN familia. Baseado nisso, o MS recomenda uma visita domiciliar nos primeiros dias após o parto e o agendamento de uma segunda consulta antes do término do puerpério entre 30º e o 42º dia ( BRASIL, 2012).E para que haja realmente, um efetivo controle na assistência, e a continuidade do cuidado/captação do RN pela atenção básica deve ser realizada após alta hospitalar, através de agendamento por telefone, busca da DNV (Declaração de Nascidos Vivos), por meio de visita domiciliar e outros meios de rastreamento, para não haver descontinuidade da assistência da saúde, preconizando a visita domiciliar puerperal como uma ação que compõe a Estratégia da Saúde da Família (ESF). (BRASIL 2011). Objetivo é descrever  a estratégia de atenção a saúde aplicada em atividade teórico prática do curso de graduação em enfermagem. Relato de experiência de atividades teórico práticas da disciplina  Viver Humano II do curso de graduação  em enfermagem, realizado em junho de 2016  em um centro de saúde da família no oeste catarinense. A visita domiciliar realizou-se após o planejamento com recebimento no centro de saúde da via de declaração de nascido vivo e mediante contato prévio com a família via agente comunitário de saúde. Após foi acessado sistema de Informação municipal a fim de coletar dados do pré-natal. Ao retornar à unidade realizou-se o registro da VD e discutiu-se com o grupo os pontos facilitadores e dificultadores da estratégia. Em relação à VD, como esta foi planejada e pré-agendada, a família encontrava-se a nossa espera.  Inicialmente nos apresentamos esclarecendo objetivos da nossa visita. Solicitamos a puérpera que nos fornecesse a cartão da criança para verificar dados do recém-nascido (RN), também coletamos dados com ela de como foi a gestação, onde realizou pré-natal, tipo de parto, padrão de sono de mãe/ou filho, pega do bebê, cólicas e vacinação do RN, cuidados com as mamas, alimentação da mãe, entre outras. Em seguida realizou-se a avaliação do RN, bem como da puérpera. Orientado mãe sobre aleitamento materno, cicatriz operatória, manuseio e/ou cuidados com as mamas, alimentação da mãe, cuidados com calendário vacinal de RN, cuidados gerais com RN, busca de atendimento na UBS quando necessário. A realização da VD nos permitiu conhecer como é a atuação do enfermeiro nesta prática, ao trinômio mãe, bebê, família, muito importante para nossa formação acadêmica. Possibilitou evidenciar a importância que a VD propicia ao enfermeiro conhecer o a realidade de cada grupo familiar e assim poder planejar melhor as orientações e assistência. O enfermeiro é o profissional que mais se relaciona com a mãe durante todo o período gestacional e puerpério, portanto, deve preparar e orientar a mãe para estas fases e suas evoluções. A atividade trouxe benefícios para o grupo de acadêmicos, pois, aumentou conhecimento de forma saudável e humanizada, através de orientações ou troca de experiências. Vivenciando, colocando em prática teorias que debatemos em sala de aula. Observou-se que o profissional enfermeiro identifica necessidades e estabelece prioridades de atenção, por meio de esclarecimentos e orientações importantes neste período em que o trinômio se encontra.  Assim, considerando o cuidado no puerpério como uma das medidas preventivas de complicações puerperais, e ainda um período de adaptação do bebê e da família à nova rotina é possível identificar que esta fase necessita de um olhar atento da equipe de saúde em especial do profissional enfermeiro a fim de identificar necessidades auxiliar no processo adaptação. Por meio da  VD é possível obter um maior conhecimento da realidade, conquistar confiança e criar vínculos.

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Publicado

23-02-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura