DEBATES ATUAIS SOBRE A SAÚDE DA MULHER
Palavras-chave:
saúde da mulher, promoção de saúde, educação em saúde.Resumo
As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). As mulheres vivem mais do que os homens, porém adoecem mais frequentemente. A vulnerabilidade feminina frente a certas doenças e causas de morte está mais relacionada com a situação de discriminação na sociedade do que com fatores biológicos. As elaborações de políticas de saúde dirigidas às especificidades de gênero fazem parte do SUS, principalmente as direcionadas à mulher. Assim desenvolveu-se o projeto de extensão “Debates Atuais Sobre A Saúde Da Mulher” com caráter formativo-reflexivo sobre a saúde da mulher entre os estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, comunidade de Passo Fundo e os municípios que fazem parte da imersão (aula teórico prática de saúde coletiva). O objetivo desse projeto foi promover ações de educação continuada, processuais e contínuas, de forma interdisciplinar e multiprofissional sobre temáticas relacionadas às Ciências da Saúde da Mulher. Foram realizadas abordagens teóricas entre os acadêmicos a respeito da prevenção de doenças, esclarecimentos sobre a fisiologia do organismo feminino, a importância da consulta ginecológica, modificações sistêmicas e genitais da gestação, gestação de baixo e de alto risco, sexualidade, pré-natal, o exame citopatológico do colo uterino, atendimento do recém-nascido em sala de parto, adaptação da circulação fetal para a vida extrauterina, restrição do crescimento intrauterino. Em um primeiro momento, a prática com o público foi substituída pela pesquisa, estudo e troca de ensinamentos em meio acadêmico. Dessa forma, discutimos os assuntos com profissional da ginecologia e obstetrícia e com profissional da pediatria, essa experiência e união foi capaz de trazer um vínculo dos alunos para com os temas, conhecimento, bem como instigou os mesmos à busca para a continuidade ao projeto, a preparação para a inserção do assunto na comunidade e o levantamento de ideias para projetos próximos. As novas Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Graduação em Medicina (2014), prevê a necessidade dos alunos, durante sua formação profissional, vivenciarem a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, no sentido de reunir elementos que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à construção de um novo perfil de profissional médico, que seja, generalista, crítico e reflexivo, capaz de atuar considerando os problemas/situações de saúde – doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais de seus determinantes. Nesse contexto o presente projeto de extensão envolveu a habilidade do aluno a comprometer-se e responsabilizar-se pela saúde da mulher, propiciou e estimulou o conhecimento das políticas públicas de saúde da mulher para que possa haver orientações à população mais consistentes e resolutivas, além de promover a atualização dos alunos, profissionais e professores. Logo, esse projeto contribuirá com a formação de um novo egresso, visando o empoderamento dos futuros profissionais de saúde para a construção de uma rede de atenção aderente às Diretrizes Curriculares Nacionais e às políticas do Ministério da Saúde.
Palavras chaves: saúde da mulher, promoção de saúde, educação em saúde.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS. Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa
Nacional de DST e AIDS. Brasília: Ministério da Saúde. 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. [Textos elaborados pela Área Técnica de Saúde da Mulher]. Brasília, 2003a. Mimeo..
______. Ministério da Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Plano
de ação para o período 2004 a 2007. Brasília: [DAPE], 2003 d.
______. Ministério da Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Plano
de ação para o período 2004 a 2007. Brasília: DAPE, 2003d.
Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências.
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