EDUCAÇÃO PATIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL INDÍGENA: TOLDO CHIMBANGUE E ALDEIA CONDÁ, MUNICÍPIO DE CHAPECÓ
Palavras-chave:
Valorização Cultural, História, Memória, Indígenas, Patrimônio Cultural.Resumo
O projeto de extensão “Educação Patrimonial como Ferramenta de Valorização do Patrimônio Cultural Indígena: Toldo Chimbangue e Aldeia Condá, Município de Chapecó" teve como objetivo realizar atividades de educação patrimonial em duas terras indígenas localizadas no município de Chapecó/SC: Toldo Chimbangue e Aldeia Condá, propondo-se ações educativas que tivessem como ponto de partida os bens culturais materiais (sítios arqueológicos, cemitérios, artesanato, áreas rituais, etc.), culminando com oficinas de valorização do patrimônio, história, memória e identidades indígenas. O projeto esteve composto por seis etapas metodológicas distintas, destacando-se as oficinas de educação patrimonial que foram realizadas dentro das aldeias supracitadas. Nesse projeto contamos com a presença dos indígenas das aldeias já citadas, discentes interessados, discentes participantes do projeto, comunidade acadêmica e docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul. Na apresentação deste projeto de extensão, pretendo relatar as atividades já realizadas, como as leituras e discussões sobre cultura, direitos e parimônio cultural indígena; as visitas às aldeias; as rodas de conversa com o povo indígena, as aulas em que participamos nas escolas indígenas e as atividades de valorização patrimonial que foram feitas bem como as atividades que estão em andamento, como as oficinas de valorização cultural estão sendo organizadas para o próximo mês na Universidade Federal da Fronteira Sul e os relatórios e artigos finais. Dentre os objetivos realizados, citamos a valorização da história e da memória do oeste catarinense; o registro de dados sobre bens culturais e ambientais das terras indígenas de Chapecó; a troca de experiências, os exercícios de alteridade e o debate sobre as questões indígenas (tanto dentro como fora das comunidades).
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