EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS ACERCA DO PAPEL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Juliete Ilha Partichelli Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Análise de discurso, PIBID, formação discursiva.

Resumo

Resumo: Este trabalho objetiva analisar efeitos de sentidos produzidos acerca do papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na formação de professores. Como arquivo, selecionamos o texto intitulado A importância do PIBID para futuros docentes - Tancredo de Almeida Nevespresente no blog do subprojeto PIBID de letras Campus Chapecó. O PIBID é uma política de Estado que objetiva incentivar a formação docente, como também inserir os acadêmicos de licenciatura no âmbito escolar, almejando, assim, elevar a qualidade da formação inicial. Teoricamente, sustentamo-nos na Análise de Discurso (AD) de orientação francesa, que nos permite compreender marcas linguísticas que emergem no texto analisado, para problematizar relações interdiscursivas que ressoam no documento, a respeito das formações discursivas. No gesto de interpretação, percebemos que alguns objetivos do programa são efetivos, como: a articulação entre escola e instituição de ensino superior, aproximando e auxiliando uma a outra; a inserção dos pibidianos na rotina escolar. Com a efetivação desses objetivos, observamos que o projeto auxilia os bolsistas no processo de constituição do ser/fazer professor, assim os acadêmicos passam a ficar mais seguros após o acompanhamento, elaboração e ministração de aulas. No entanto, essa experiência acaba por resultar em autoconfiança, fazendo com que os docentes acreditem que as outras aulas também serão “iguais”, contudo a AD postula que o sujeito está em constante processo de constituição, já que é formado sócio-historicamente, assim nem mesmo professor, nem aluno, nem discurso estão estabilizados, pois são afetados pelo seu exterior, logo sendo outros. É emergente que as formações discursivas são agentivas no processo de constituição desses sujeitos, pois percebemos presente nos enunciados o discurso do professor universitário, que almeja que seu alunado seja dinâmico, busque coisas novas, incentive a leitura crítica, propiciando ao aluno da educação básica formação de qualidade, associado ao dinamismo. Observamos também refletido, o falar do professor em contexto escola, no qual o desamino e as reclamações a respeito dos alunos são constantes, assim a palavra (aluno) em contexto escola tem um sentido pré-estabelecido, que já faz parte dos enunciados dos pibidianos.

Biografia do Autor

  • Juliete Ilha Partichelli, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Graduada em letras português e espanhol, pela Na Universidade Federal da Fronteira Sul. Mestranda do programa de pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), na Universidade Federal da Fronteira Sul

Referências

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Publicado

24-11-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa