USO DE AGROTÓXICOS E SUAS RELAÇÕES COM A SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA CIDADE DE CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES- PARANÁ
Resumo
O desrespeito das boas práticas agrícolas, o uso excessivo de agrotóxicos, e especialmente o uso de substâncias não recomendadas, pode causar uma série de problemas relacionados a saúde e ao meio ambiente. Nesse sentido, esta proposta de trabalho tem por objetivo identificar como estão sendo usados os agrotóxicos por produtores que residem as margens do Rio Monteiro, no Município de Capitão Leônidas Marques (PR) e relacionar essas informações com a qualidade da água desse rio. No que diz respeito a contaminação por agrotóxicos, amostras de água foram coletas em três pontos do rio, essas foram armazenadas em frascos ambar conduzidas em caixa de gelo até o laboratório onde foram filtradas, acidificadas e os agrotóxicos pré concentrados em cartuchos de Extração em Fase Sólida (SPE). Logo após foram realizadas as determinações por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas em série (LC-MS/MS). Ao mesmo tempo foram realizadas entrevistas com os produtores, abordando o nível de conhecimento desse sobre os agrotóxicos, o uso correto de EPIs, entre outras.
As amostras analisadas até o momento mostram que foram identificados alguns agrotóxicos, mas esses encontram-se abaixo do limite de detecção do método, ou outros abaixo do permitido pela legislação brasileira. No entanto, algumas amostras ainda estão sendo processadas. Os dados das entrevistas mostram que em relação ao nível de conhecimento sobre utilização de agrotóxicos, varia muito, devido aos diferentes níveis de instrução dos entrevistados, desde pessoas não alfabetizadas até nível superior. Foi constatado também que embora sendo uma prática legalizada, muitos agricultores têm medo de afirmar que usam em suas aplicações determinados agrotóxicos, assim como, a forma incorreta para manuseio, lavagem e aplicação destes compostos. Com relação a questão de segurança com o uso de equipamento de proteção individual EPI's, foi verificado que ainda falta a conscientização de muitos agricultores com relação a importância do uso e a forma correta para lavagem dos mesmos. Pretende-se com esses dados realizar proporcionar ações informativas aos agricultores, através de folders e palestras, buscando mudanças de ações para um desenvolvimento sustentável, manutenção dos recursos hídricos e prevenção das condições de saúde dos produtores e toda população local.
Referências
SERAPIONE, M. Métodos qualitativos e Quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciência & Saúde Coletiva, 2000.187-192p.
SIAGRO – Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Estado do Paraná. Disponível em: <http://www.adapar.pr.gov.br/arquivos/File/GSV/Agrotoxicos/RESULTADOS_PUBLICADOS/dados_siagro.xls>. Acesso em: 15 agosto 2016.
Vieira, Marcos C.; Steinke, Gleiciéli.; Arias, J. L. O.;Primel, E. G.; Cabrera, Liziara C. Avaliação da contaminação por agrotóxicos em rios de municípios da região sudoeste do Paraná. Universidade Federal da Fronteira Sul. Realeza. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.