REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

Autores

  • Gisele Carla Zawadzki Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Palavras-chave:

Educação Infantil. Currículo. Conhecimento Escolar.

Resumo

O presente trabalho investigativo consiste em estabelecer uma reflexão crítica sobre a organização curricular de Educação Infantil, com ênfase na realidade educacional do município de Carlos Gomes, no âmbito de perceber se realmente esta instituição organiza seu currículo, de modo que as práticas pedagógicas estejam ligadas ao conhecimento em meio as suas relações sociais, os quais garantam determinadas aprendizagens consideradas valiosas neste período e tempo histórico que as crianças estão vivenciando. A presente pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, estruturada de forma descritiva. Com base nisso, foi realizada uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Carlos Gomes/RS. Durante o percurso, surgiu a necessidade de analisar, também, o Plano de Ensino da escola. O trabalho se deu com ênfase em refletir aspectos relevantes à Proposta Curricular da Educação Infantil de Carlos Gomes, realizando um resgate histórico do currículo e suas implicações na atualidade, concebendo, através de alguns teóricos, o currículo, o conhecimento escolar e indagações específicas do currículo na Educação Infantil. A análise documental revelou uma certa fragilidade quanto a estabelecer uma proposta curricular consciente, deixando de expressar o como é a organização das práticas pedagógicas. Além de evidenciar uma listagem de conteúdos no plano de ensino a serem transmitidos, o qual nos remete certa necessidade de reflexão e compreensão em estabelecer uma proposta curricular de trabalho. Também nos instiga questionamentos, pois ao não revelar como são as propostas pedagógicas, nos faz refletir se esta listagem de conteúdos está sendo significativa, ou está tendo fim em si mesma, passando por diferentes atividades a serem desenvolvidas, fazendo com que as crianças não vivenciem situações de aprendizagem significativas.

Biografia do Autor

  • Gisele Carla Zawadzki, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

    Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Erechim, atuando por 40 horas, exercendo cargo efetivo. Formada no curso de Pedagogia, pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Cursando especialização em Gestão Escolar pela FAEL.

Downloads

Publicado

08-10-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino