REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Gisele Carla Zawadzki Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Palavras-chave:

Poesia. Ensino Fundamental. Educação no Campo.

Resumo

O presente trabalho é fruto do Estágio Curricular Supervisionado: Anos Iniciais do curso de Pedagogia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul. Apresentamos reflexões sobre a prática realizada, levando em consideração os aspectos significativos, frágeis e os desafios para a vida profissional.  As atividades desenvolveram-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, situada no município de Carlos Gomes, na área rural, sendo que esta é a única escola municipal que oferece matrículas do 1º ano ao 6º ano no município. Esta prática de estágio se deu no 4º ano, onde desenvolveu-se o projeto “ O lugar onde vivo sob olhar poético”, partindo da ideia de que a criança já possui em si a poesia em potencial, pois é colocada em contato com esta desde que nasce através das cantigas de roda, adivinhas e acalantos, assim tem a função iniciadora no seu desenvolvimento emocional e poético. O principal objetivo foi instigar na criança o interesse pela poesia e a habilidade de interpretar os sentimentos e emoções que fazem parte da poesia, onde os alunos vão propor aos colegas e familiares a interação entre escola e literatura, buscando ampliar seus conhecimentos e habilidades, tornando-os mais críticos e mais participantes, permitindo um olhar emocionado em direção ao outro, estimulando assim a capacidade de criar, e recriar sua própria realidade do campo. A proposta de trabalho, através de atividades de leituras, oralidade, construção e sistematização dos conhecimentos linguísticos, possibilitou a concretização de entrevistas e conversas com a comunidade. Experiências essas com o propósito de aguçar o sentido de pertença e o favorecimento do reconhecimento dos saberes e problemas locais, além da leitura, pesquisas e estudos com a proposta de construir um novo olhar acerca da realidade e abrir perspectiva de transformação social fazendo uso do gênero da poesia.  Cabe salientar que ao ser inserida em um ambiente escolar a criança está vivenciando uma experiência diferente e significativa em sua vida, e a escola desempenha uma função fundamental, com isso cabe a ela propor alternativas e possibilidades em que a criança se torna consciente de quem são, construindo identidades sociais, ao agir no mundo por intermédio da linguagem. Este estágio buscou aliar uma prática adequada a realidade dos educandos, e buscou possibilitar as crianças, a possibilidade de se tornarem leitoras, criadoras de seus próprios textos, especificamente do gênero da poesia, além de refletirem sobre sua realidade.

Biografia do Autor

  • Gisele Carla Zawadzki, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

    Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Erechim, atuando por 40 horas, exercendo cargo efetivo. Formada no curso de Pedagogia, pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Cursando especialização em Gestão Escolar.

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Publicado

26-09-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino