APRENDENDO DE FORMA LÚDICA

Autores

  • Denise Fatima Souza da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Karine Nascimento Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Keorlly Cabral Kegler Universiade Federal da Fronteira Sul
  • Léo Luiz Matias Junior
  • Susamara Souza Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Danielle Henrique Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul

Palavras-chave:

Biologia, Ensino, Educando, Ludico.

Resumo

O seguinte trabalho tem como objetivo apresentar uma forma lúdica de ensinar biologia aos educandos do ensino médio nas escolas públicas do campo. A realização da atividade foi baseada no artigo de FERREIRA et al, intitulado “Cruzamentos mendelianos”. Este trabalho propõe a aplicação de um jogo: o bingo das ervilhas, com metodologia de ensino, devido à dificuldade dos educando em aprender este conteúdo no Ensino Médio. A utilização do bingo das ervilhas baseado nas leis de Gregor Mendel facilita a compreensão dos educandos sobre conceitos importantes de Genética, as Leis de Mendel e os respectivos cruzamentos das características das ervilhas. O bingo foi confeccionado de acordo com o quadro de Punnet  sobre a primeira e segunda lei de Mendel expressando os fenótipos, o qual possui  cartelas com os fenótipos coloridos pra fácil distinção dos mesmos. Após a aplicação do conteúdo teórico, deu inicio a explanação das regras aplicadas ao jogo e a realização do mesmo. O Bingo das Ervilhas auxilia na aula expositiva prática facilitando a memorização dos conceitos pelo educando, bem como o raciocínio rápido que os mesmos se utilizarão durante os cruzamentos. O jogo trabalha o lúdico em paralelo ao conhecimento cientifico: O lúdico proporciona diversão, prazer e a troca de saberes entre os educandos, enquanto que o educacional/cientifico serve para complementar o conhecimento e a aprendizagem do educando. No decorrer da atividade prática os educandos apresentaram interesse pela nova forma de aprendizagem, tendo um bom desempenho e demonstrando ter assimilado o conteúdo teórico/prático aplicado. Portanto, pode-se observar que durante a aplicação da prática bem como na avaliação realizada após a atividade, houve uma significativa compreensão do conteúdo proposto pela metodologia lúdica.

Downloads

Publicado

03-10-2016

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino