OLHARES: O USO DA FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • daniele fatima marek universidade federal da fronteira sul erechim

Palavras-chave:

Ensino de graduação

Resumo

A presente comunicação é o resultado da oficina Olhares desenvolvido pelo subprojeto PIBID-Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim realizado na Escola Estadual Érico Veríssimo. A atividade foi desenvolvida com estudantes do primeiro ano do ensino médio. Através da ferramenta da fotografia o projeto objetivou sensibilizar os envolvidos para percepção do ambiente escolar de uma maneira desnaturalizada. Dividido em cinco etapas, cada uma esteve tecida a partir dos conceitos de “desnaturalização” e “estranhamento” que guiam os preceitos da disciplina de Sociologia desenvolvida no ensino médio. No primeiro momento, o objetivo foi construir com os estudantes um olhar comum de estranhar o trajeto utilizado do seu local de moradia até o espaço escolar. Na segunda etapa, lugares para registro foram escolhidos nesse momento, diálogos eram produzidos para verificar quais critérios de escolha eram utilizados, que cenas urbanas escolhiam e que visão de mundo gostariam de produzir. Na sequência, os envolvidos eram convidados a construírem uma máquina fotográfica analógica utilizando da técnica pinhole. Na quarta etapa, voltávamos a campo de posse da máquina para fazer os registro fotográfico das propostas partindo da imaginação e percepção dos alunos. Ao final foi apresentado uma exposição fotográfica na Escola e fixado nos ônibus que fazem o transporte coletivo na cidade de Erechim. A oficina oportunizou os demais estudantes trabalhar com métodos que até então não tinham contato assim como a utilização de uma ferramenta metodológica construída pelos mesmos que fez com que o objetivo da oficina viesse a ser alcançado. Para os bolsistas que estiveram envolvidos integralmente com a atividade, o ganho se fez a partir da experiência adquirida, uma real ampliação das possibilidades do uso de ferramentes didáticas, bem como, possibilidades para além da sala de aula, seja no contato com os alunos ou mesmo com os demais professores da escola que estiveram de um forma ou outra, envolvidos no projeto, unindo assim a sociologia, estudantes e escola.

 

Biografia do Autor

  • daniele fatima marek, universidade federal da fronteira sul erechim

Downloads

Publicado

21-09-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino