A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Kelly Aparecida Zanella Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Cristiane Marolli Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Adriana Remião Luzardo Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó

Palavras-chave:

Enfermagem, Atenção Secundária à Saúde, Diretrizes Curriculares.

Resumo

A atenção secundária à saúde oferece ao usuário serviços em várias especialidades, com procedimentos de média complexidade entre os nìveis de atenção primária e terciária. As consultas, o apoio diagnóstico e o tratamento ocorrem em nível ambulatorial e hospitalar, integrando  atendimentos de urgência e emergência. Durante o primeiro semestre de 2016, foram desenvolvidas práticas de saúde no Centro de Referência de Especialidades (CRESM) no município de Chapecó. As práticas fizeram parte da atuação de acadêmicas no Estágio Curricular Supervisionado I (ECSI), do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Realizou-se a observação e planejamento de ações a serem implementadas no serviço. A realização do estágio possibilitou conhecer o processo de trabalho dos profissionais de enfermagem, de médicos especialistas, de nutricionistas e psicólogas. Propiciou analisar o funcionamento do serviço, o acesso do usuário ao nível secundário, pelo referenciamento dos Centros de Saúde da Família (CSF), a partir do sistema de regulação e agendamento municipal. O CRESM oferece 17 especialidades médicas, além de fluxos e programas de saúde, como o Programa de Pessoas com Diabetes e Hipertensão de Risco e o Fluxo de atendimento ambulatorial do Tempo de Atividade de Protrombina (TAP). Na atuação do enfermeiro estava a assistência ao usuário com diabetes e hipertensão e ao anticoagulado, juntamente com a equipe multiprofissional, incentivando o usuário a construir hábitos de autocuidado e controle de alterações cardiovasculares, na prevenção de infarto agudo do miocárdio, de acidente vascular encefálico, amputações, cegueira entre outras complicações. O Plano de Ação do ECSI no serviço especializado congregou a atuação das acadêmicas em Consulta de Enfermagem à Condição Crônica de Saúde, na construção de um Procedimento Operacional Padrão (POP) para o TAP e atividades de educação em saúde para diabetes e hipertensão em sala de espera. A consulta de enfermagem passou a ser realizada pelo encaminhamento da endocrinologia, com duração média de 20 minutos, utilizando o Processo de Enfermagem com o registro SOAP. As consultas tiveram como referencial a Teoria de Dorothea Orem, com vistas à prevenção de complicações, lesões de órgão-alvo pelo aprendizado para o autocuidado. A atividade incluía orientações aos usuários de insulina, manuseio de seringas e agulhas, controle de dosagem, rodízio de locais de aplicação, armazenamento e conservação da insulina, realização de glicemia capilar, entre outros cuidados a serem aprendidos e realizados diariamente. A educação em saúde por sala de espera trabalhou informações quanto ao conceito, sinais e sintomas da diabetes e hipertensão, como também para as complicações oriundas dessas doenças. A construçao do POP utilizou metodologia própria descrevendo os passos para o efetivo funcionamento do fluxo no serviço, garantindo o controle clínico e ambulatorial do uso de medicamentos anticoagulantes, realização de exames e consultas mensais para adequação da dosagem medicamentosa. A atuação das acadêmicas circundou aspectos da assistência, da educação e do gerenciamento. O desenvolvimento das práticas de enfermagem durante o ECSI fortaleceram a importância da atuação do enfermeiro nas dimensões da profissão, utilizando conhecimento científico e protagonizando ações para prevenção de agravos e promoção da saúde.

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Publicado

11-10-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino