DIÁRIO DE LEITURAS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Cleuza Pelá UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Nicoli da Rocha Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS
  • Juliana Bieger Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS

Palavras-chave:

Formação inicial, Reflexão, Educação.

Resumo

Esta comunicação tem por fim apresentar resultados de um estudo que buscou investigar como ocorre a prática docente em um processo de formação inicial, tendo como base dois relatos de experiências de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, vivenciados em uma escola estadual do município de Cerro Largo – RS, no ensino fundamental, nas séries finais. Para a realização deste estudo, foram utilizados alguns conceitos teóricos tais como a noção de diário de bordo que consiste em uma ferramenta de registro de vivências de práticas pedagógicas que permitam reflexão; a de mundos discursivos como narrar/expor e comentar que indicam momentos do ato de relatar e do ato de comentar mesclados no discurso; e o de autoheterorreferenciação em que aquele que escreve vale-se tanto de um ponto de vista em primeira pessoa (pronomes e verbos em primeira pessoa) quanto um de terceira, usando termos que o nomeiam de forma diferenciada como, por exemplo, professor, docente, pesquisador, mas referindo-se a si mesmo.  Como procedimento de trabalho optou-se por: a) revisar esses conceitos teóricos; b) selecionar relatos registrados em diários de bordo de Pibidianos das Letras; c) analisar marcas linguístico-textuais, que indicavam ações relacionadas ao ensino e aprendizagem durante as aulas; d) e, por fim, organizar os resultados parciais obtidos a partir das análises. Considerando o observado, foi possível constatar que supostamente há pouca reflexão sobre os acontecimentos ocorridos durante a prática em sala de aula. Todavia, se for avaliado que a escrita do relato por si só já é uma forma de refletir sobre a prática, é possível que os conhecimentos adquiridos sejam computados para uma reflexão futura. Logo, concluiu-se que a escrita de experiências em sala de aula é um começo para a reorganização do vivido e para a formação de olhares mais críticos sobre a área de atuação profissional.

Biografia do Autor

  • Cleuza Pelá, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Cleuza Pelá possui doutorado (2006) e mestrado (1998), em Língua Portuguesa, na área de leitura, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e graduação em Letras - Vernáculas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: Língua Portuguesa e Linguística, (estratégias de) leitura, gêneros textuais, romances e contos policiais, processos de referenciação, produção de texto e literaturas de expressão portuguesa. Tem trabalhado também com elaboração de itens de avaliação em larga escala, formação de professor, orientação de trabalhos de conclusão de curso, revisão de textos e assessoria de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
  • Nicoli da Rocha, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS
    Graduanda do Curso de Letras – português e espanhol – Licenciatura da Universidade  Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo – RS. Bolsista do Subprojeto PIBID – Letras (CAPES).
  • Juliana Bieger, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS

    Graduanda do Curso de Letras – português e espanhol – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo, Bolsista do Subprojeto PIBID – Letras (CAPES).

Referências

LIBERALI, F. C. O diário como ferramenta para a reflexão crítica. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1999. (Tese de Doutorado - LAEL)

MAZZILO, T. Analisando textos sobre o trabalho do professor: reflexões sobre uma proposta metodológica. In: MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.G.; FERREIRA, A. D. (orgs.) O professor e seu trabalho – A linguagem relevando práticas docentes. Campinas, SP: Mercados de Letras, 2011.

P1. Diário de Bordo. UFFS-PIBID - CL, 2015.

P2. Diário de Bordo. UFFS-PIBID - CL, 2015.

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Publicado

29-09-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino