VÍDEO-PRODUÇÃO EM SALA DE AULA: CONTEXTUALIZANDO AS CONSEQUÊNCIAS DA CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Patricia Maria Limberger Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Metodologia, Meio Ambiente, Prática pedagógica

Resumo

Este resumo apresenta uma reflexão sobre uma prática pedagógica utilizando dispositivo móvel, ministrada durante o Estágio Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo- RS. O tema da aula foram as conseqüências da contaminação da água para os seres vivos, dando ênfase às doenças relacionadas com a água, sendo que a atividade foi realizada com uma turma do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Traezel, de Cerro Largo- RS. Para a realização da atividade, optou-se pela vídeo-produção, utilizando o aparelho celular para a produção de um vídeo em sala de aula, onde a turma foi separada em grupos para a melhor distribuição do conteúdo, o conteúdo proposto foi apresentado pelos alunos, onde os alunos puderam escolher a melhor forma de apresentação como, por exemplo, o uso de data show. Antes da realização da atividade, buscou-se conhecer os pré-conceitos dos alunos, ou seja, os conhecimentos adquiridos pelos alunos antes da abordagem do conteúdo, como também, após a efetivação da atividade para que fosse possível acompanhar o seu entendimento. Através da produção de vídeos, os alunos compreenderam com maior clareza conceitos relacionados às doenças relacionadas com a água. A partir das reflexões dos alunos, pode-se observar também que a grande maioria dos alunos compreendeu os aspectos principais sobre as doenças, buscando relacionar também com a conservação do meio ambiente, com as medidas de higiene. Alguns grupos buscaram diferentes formas para a apresentação de sua pesquisa para seus colegas como também para a professora estagiária. A partir da análise, ficou evidente que o uso da vídeo-produção nas apresentações levou alguns grupos à se preparar mais para apresentar o conteúdo, e conseqüentemente outros alunos a prestar mais atenção na apresentação dos conteúdos pelos seus colegas, já que esta era uma dificuldade apresentada pela turma.

Downloads

Publicado

24-10-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino