COMPREENSÕES ACERCA DA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Palavras-chave:
, Vivências. Diário de bordo. Reflexão. Investigação-formação-ação.Resumo
O presente trabalho surgiu no contexto do Programa PIBID Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS e compreende reflexões das atividades vivenciadas em duas escolas da rede pública, sendo uma da rede estadual e outra da rede municipal de ensino. A reflexão sobre as contribuições do programa para a constituição docente do futuro professor de Ciências/Biologia são expressas como forma de compreender o papel do PIBID na formação inicial e foram vivenciadas entre o período de março de 2014 a maio de 2015. Buscando a contextualização inicial do trabalho realizado apresento incialmente o percurso de organização das ações. Nessas destaco a importância das reuniões semanais de formação, nas quais participam coordenadores, supervisores e bolsistas; a escrita no diário de bordo com reflexões acerca do processo de investigação-formação-ação; as ações realizadas na escola de atuação; as leituras de referenciais da área e também a participação nos encontros dos Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, proporcionados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), do qual participam professores formadores, licenciandos e professores da rede pública de ensino. As contribuições do PIBID para formação como futura professora, estão servindo como uma forma de incentivo para a profissão docente, e, além disso, possibilitando-me a construção de uma perspectiva diferenciada para o processo de ensino e aprendizagem. Destaco que o programa também auxilia no processo de investigação-ação de minhas práticas através da escrita o diário de bordo, como estratégia de formação inicial. O subprojeto PIBID Ciências Biológicas é um importante aliado ao processo de investigação-formação-ação de professores, sendo muito significativo para o ensino de Ciências e Biologia das escolas, bem como para os licenciandos em formação inicial. O PIBID insere os professores em formação no contexto concreto das escolas, em um movimento de mudanças, no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem dos alunos. Papel esse que o PIBID proporciona ao interagir, diversificar, melhorar e favorecer processos de ensino e interações com os alunos no ensino. Destaco também a importância que os supervisores de escola exercem no programa, pois os mesmos auxiliam os bolsistas no sentido de como portar-se em sala de aula. Esta interação entre supervisor-bolsista auxilia no processo de iniciação à docência, em que os integrantes colaboram com os professores supervisores da educação básica, por meio da realização de atividades práticas, experimentais, jogos didáticos o que contribui para melhorar o ensino de Ciências e Biologia ao passo que os supervisores/professores da escola contribuem ativamente para a formação inicial qualificada pelo PIBID.Downloads
Publicado
24-10-2016
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.