LEITURA: MUITO ALÉM DE UMA SIMPLES FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Claudia Mutschall Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim
  • Luciane Stahelski Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim
  • Magda Paim Fortes Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim
  • Zoraia Aguiar Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim

Resumo

Resumo

A presente pesquisa investigou como é trabalhada a leitura em sala de aula, como é inserida a leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, dos municípios de Erechim e de Itatiba do Sul, e de uma escola particular do município de Erechim, região norte do Rio Grande do Sul. Considerando a escola como a principal mediadora do aluno com a leitura, sendo neste ambiente que a criança deve adquirir o gosto e o hábito de ler. Os momentos de leitura em sala de aula são muito importantes para a formação da criança enquanto cidadão, impulsionando a se tornar um sujeito crítico e participativo na sociedade. Os principais objetivos da pesquisa foram analisar como é trabalhada a leitura em sala de aula, nos anos inicias do Ensino Fundamental, e identificar as principais atividades que são desenvolvidas após a leitura. A coleta de dados foi desenvolvida através de questionários, que foram entregues aos professores das escolas. Ao partir da hipótese que, no atual momento da educação, não se vê a leitura como fonte de prazer, de ler um livro simplesmente para poder se distrair, ou imaginar cenários e coisas sem mesmo sair do lugar, os achados da pesquisa mostraram que a leitura é trabalhada em sala de aula como coadjuvante, sendo sua principal utilidade atender a alguma atividade dada pelo professor a respeito de determinada obra lida. Nesse sentido, a maioria dos professores lê diariamente para seus alunos, já que consideram o processo da leitura uma construção diária. No entanto, confirmam que, após ler determinada obra literária, é feita atividade, seja ela de interpretação oral ou escrita, gramática, ortografia, o que acaba por associar o ato de ler a ter que sempre prestar contas daquilo que foi lido.  Após análise dos dados, é possível concluir, então, que é preciso que haja uma mudança nas práticas leitoras em sala de aula na direção de despertar o gosto pela leitura e de promover uma maior aproximação dos alunos com os livros, especialmente os de literatura infantil.

 

Palavras-chave: Educação. Leitura. Prática Pedagógica.

Biografia do Autor

  • Zoraia Aguiar Bittencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim

    Orientadora Zoraia Aguiar Bittencourt Professora do Curso de Pedagogia da UFFS Campus Erechim. Mestre em Educação. Orientadora do trabalho realizado no Componente Curricular de Ensino da Língua Portuguesa: conteúdo e metodologia.

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Publicado

23-11-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa